WEB RÁDIO

Mixagem, um ano na internet



A Mixagem, o Canal da Música, completou um ano de programação on-line

Às 8h do dia 10 de fevereiro de 2007 entrava na rede internacional de computadores a Mixagem, a primeira web rádio da região. Ela foi criada com o propósito de ser um canal conectado com as reais necessidades dos ouvintes que navegam pela internet.É uma emissora que não tem playlist - as mais tocadas, as mais pedidas, o jabá. No entanto tem o compromisso de tocar o melhor da MPB, Rock Clássico, New Wave, Pop, dentre outros. E o melhor, está 24 horas on-line.
O idealizador do projeto, o radialista Edimir Feriam, explicou que a marca Mixagem já existe desde 1994. Ela foi criada em São José do Rio Pardo numa versão impressa para divulgar as novidades do mundo da música. Entre idas e vindas, nos dez anos de informativo, foram entrevistados músicos e bandas como Ira, RPM, Cidade Negra, Jorge Aragão, Celso Viáfora, Dudu Nobre, entre outros.Em 2004, o informativo foi desativado, mas a imagem positiva de um veículo compromissado com a música permaneceu. Foi pensando no trabalho já desenvolvido e na credibilidade já conquistada que cinco pessoas – Alexandre Chiconelo, Carla Locatelli, Elias Feriam, Marcelo Burilli e Maria Elisa -, lideradas por Feriam, decidiram três anos depois, romper fronteiras e buscar novos horizontes. Foi com esse objetivo que a marca Mixagem voltou à ativa – desta vez no mundo virtual da internet “lançamos para os mais de três mil usuários de banda larga em São José do Rio Pardo e os incontáveis internautas da região, Brasil e do mundo uma verdadeira opção em web rádio com uma programação contemporânea”, disse o locutor.
Disse, ainda, que vinha observando o crescimento das rádios via internet em todo mundo. Com isso percebeu que seria possível levar para todo o município, região e aos mais improváveis cantos do mundo uma programação musical com qualidade e comprometida com a realidade de nossos tempos.
Segundo ele, a rádio web é uma idéia pioneira para a região, tanto é que muitas pessoas ouviam e não sabiam que ela estava sendo gerada em Rio Pardo.

Programação
Os ouvintes da Mixagem são, basicamente, pessoas acima dos 25 anos, o que a torna uma rádio adulta. Mas, de acordo com Feriam, isso não quer dizer que um jovem de 15, 14, 13 anos não possa ouvi-la, “não é isso”. O que a diferencia das demais, é que ela valoriza os grandes clássicos das décadas de 60, 70 e, principalmente das de 80. Porém, não deixa de tocar as boas músicas atuais.
Outra característica marcante da emissora são as pouquíssimas locuções e vinhetas. “Nossa prioridade é a boa música, por isso o bordão ‘O Canal da Música’”, explica.
Feriam contou que a maioria das pessoas que ouvem rádio está trabalhando, por isso não quer saber de falação e sim de muita música. Outra vantagem de escutar a Mixagem é que ela não vai comprometer a velocidade do micro conectado à internet, pois a emissora não utiliza espaço da máquina.
“A internet realmente não tem fronteiras, tem brasileiros na Holanda, por exemplo, que fica ‘ligados’ diariamente. Isso é algo que era inimaginável até pouco tempo”, diz Edimir.
Para equipe da Mixagem o futuro da emissora é promissor, ainda mais com Internet Terceira Geração (ITG) - é a internet chegando a todos os celulares, inclusive a web rádio – que começa a ser implantado já a partir deste ano.
Edimir Feriam finaliza dizendo que mesmo depois de um ano, ele e sua equipe estão aprendendo e também progredindo com esse desafio que é fazer rádio on-line. Temos tido reconhecimento e um bom número de acessos diários. “Isso é sinal que a nossa proposta tem conteúdo e qualidade e por isso tem dado resultados positivos”.

Clique AQUI para conhecer e ouvir a Rádio Mixagem.

Nenhum comentário: