Judoca rio-pardense retoma treinamentos
Caio Fornari voltará ao tatame para competir no dia 2 de março em Mogi das Cruzes
Depois de quase dois meses de férias, o judoca Caio Andreoli Fornari, revelação do esporte rio-pardense em 2007, está de volta aos treinos. Nas terças e quintas ele treina em Mococa, na Associação Máster de Judo, com o conterrâneo professor Luis César Merli; já nas quartas e sextas eles ocorrem em São José.
Para o aperfeiçoamento de sua técnica, Caio também faz aulas de Jiu-jitsu com o professor Carlos Tavela. A idéia é que o jovem se diferencie dos demais lutadores no combate no solo, principalmente para aplicar golpes de imobilização. As aulas de Jiu- jitsu ocorrem todas às segundas.
O garoto mal retomou as atividades e sua agenda já está ficando cheia, só no mês de março já estão marcadas quatro competições. No dia dois, no Torneio Municipal de Mogi das Cruzes; nos dias 15 e 16, torneio no Esporte Clube Corinthians Paulista, em São Paulo; dia 23, torneio da Bosch, em Campinas, dias 29 e 30 a Copa São Paulo de Judo.
De todas as competições que participou em 2007, sem exceção, ele esteve no podium – determinação, concentração e tranqüilidade virtudes difíceis de ser encontradas em um atleta de apenas 10 anos.
Mesmo com tantos afazeres, apresentada pela própria condição do esporte que pratica, Caio não é diferente dos garotos de sua idade. Aluno da 4ª série do Ensino Fundamental, adora futebol videogame, e passar horas andando de bicicleta, a maioria das vezes, com o pai Sérgio Fornari, o Serginho
No último final de semana, por exemplo, pai e filho pedalaram até a Fazenda Fortaleza. Os passeios acontecem sempre nos finais de tarde. “A bicicleta além de ajudar a espairecer contribui no condicionamento físico sem exigir demais do menino”, explica Serginho.
Em relação à alimentação, Caio é disciplinado. Durante as férias, período em que ficou sem competir, ele aproveitou para comer doces e tomar refrigerantes. Mas em época de competição ele é rigoroso - mantém uma dieta balanceada, salada, suco e o arroz e feijão não podem faltar. O doce, só de vez em quando. “Não impomos nada, ele já se educou e sabe das suas necessidades nutricionais. No entanto, para que não ocorram exageros, o atleta vem sendo acompanhado por uma nutricionista que lhe passa uma alimentação balanceada”.
Dificuldades
Após uma temporada louvável em 2007, com inúmeras vitórias, Caio está prestes a enfrentar um desafio este ano – competir com garotos mais velhos do que ele.
O ano passado ele competia no infantil-ligeiro até 30 kg, já este ano ele estará competindo com atletas até 34 Kg. É que ele mudou para o infanto-juvenil, categoria meio-leve.
Em 2007 Caio venceu quase todas as competições que participou, destaque para Campeonato Sul Brasileiro de Judo, em Florianópolis (SC); o Campeonato Regional da 8ª Delegacia, em Americana; Campeonato Inter-regional em Itapira, onde participaram a 8ª Delegacia (Rio Claro), 12º Delegacia (Ribeirão Preto) e a 15ª Delegacia (Campinas). Todas pela primeira Divisão de Judo. Caio também conseguiu o segundo lugar da Final do Campeonato Paulista, em São José do Rio Pardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário