NOTAS - por MIGUEL PAIÃO

-

Miguel Paião
miguelpaiao@ibest.com.br


E o Senado
Sempre achei que o Senado fosse uma instituição pesada demais para o povo brasileiro sustentar. Mas, por outro lado, tinha a impressão de que lá estava o que há de melhor e de mais ponderado na política do País – não faço aqui nenhum juízo ideológico. Mas me enganei na segunda observação.

Motivo
A manobra política armada dentro do Senado para impedir a cassação de Renan Calheiros na quarta-feira foi à gota. Quarenta senadores votaram pela sua absolvição, enquanto que 35 votaram contra. Seis deles, sabendo que eram os fieis da balança, resolveram não votar e, de forma branca, ajudar o presidente da Casa.

Pior
À votação foi secreta e ainda, a mando do próprio acusado, impediram que as pessoas tivessem acesso à sessão. Mais de cem seguranças foram mobilizados para garantir que nada saísse do controle do que já estava armado. Nem mesmo deputados puderam acompanhar a votação.

Por outro lado
Aqui em Sanzé a população tem e manifestado, sempre que necessário. Às vezes de forma tímida, outras mais agressivas. Mas de um modo geral ela não tem se mostrado apática.

Exemplo
Nos últimos dias, por exemplo, no mínimo três assuntos importantes tiveram a participação direta da população: a data do desfile da Semana Euclidiana, a segurança no Vale do Redentor e, por conseqüência, na Escola Laudelina de Oliveira Pourrat e também a preservação do arquivo de fitas cassete da Câmara.

Ainda sobre as fitas
Depois de tentar mostrar sua força na sessão do dia 28 de agosto, aprovando um projeto que dá cabo a todo o arquivo gravado das sessões da Câmara, o PV teve que recuar e aceitar uma proposta feita pelo presidente da Câmara, Marco Antônio Gumieri, de se criar uma Portaria para tentar resolver o erro do partido.

Tentou, mas não deu
O vereador Ismael Batista, diante dos alunos e dos professores da Feuc, tentou justificar na última sessão de que não havia a intenção do seu atual partido em destruir os documentos, apenas de achar uma alternativa mais moderna para se registrar as sessões. Sua fala não convenceu.

Nenhum comentário: