Dom Paulo Celso Demartini nos estúdios da Rádio Maria FM após a entrevista
Abadia Nossa Senhora de São Bernardo está em festa com a escolha de Dom Paulo Celso Demartini como novo Abade.
Na manhã da última terça-feira, 24, enquanto o Brasil festejava as últimas horas do carnaval, ele era escolhido numa Missa Votiva do Espírito Santo.
Depois de ter passado um ano ajudando na formação dos monges do Monasterio Santa Maria de Chada – no Chile – de 2007 a 2008, ele retornou a Rio Pardo para ser escolhido o terceiro Abade. O primeiro foi Dom Orani João Tempesta, hoje Arcebispo de Belém (PA) e o segundo Dom Edmilson Amador Caetano, atual Bispo da Diocese de Barretos.
A escolha de Paulo Celso Demartini soou como um presente aos 25 anos de profissão e vida monástica, comemorado por ele e pela comunidade de São Roque no dia 26 de janeiro deste ano.
Ele foi empoçado ainda pela manhã pelo Abade Presidente, Dom Luigi Rottini O.Cist. logo após a celebração da Missa Votiva e os rituais - juramentos, canto, depois a própria eleição, a confirmação, o juramento de fidelidade, promessa de obediência.
No período da tarde, houve a eleição dos monges que ajudarão nos trabalhos do novo abade. Padre Pedro Miguel foi escolhido Prior do Mosteiro tendo como seu vice irmão Inácio. Ficou estabelecido também que Dom Paulo acumulará o cargo de Pároco do Santuário de São Roque enquanto que padre Rafael Lourenço, na condição de reitor da comunidade, acompanhará três monges que estão estudando teologia em São Paulo. Durante o período de vacância do Mosteiro. Com a nomeação de Dom Edmilson em janeiro de 2008, padre Rafael assumiu interinamente o Mosteiro como Prior Administrativo e também o São Roque.
Ainda como parte das comemorações do novo abade, no feriado de 19 de março haverá a Benção Abacial. A celebração está marcada para às 10h, provavelmente no Salão Dom Bonifácio, e será coordenada pelo Abade Geral da Ordem Dom Mauro Esteva. Além da comunidade rio-pardense,estão sendo aguardados o Bispo Diocesano Dom Davi e dos Abades predecessores Dom Edmilson e Dom Orani.
Na manhã de quinta-feira, 19, Dom Paulo esteve nos estúdios da Rádio Maria FM, onde concedeu uma entrevista ao vivo ao radialista Edimir Feriam e ao editor do da Silva, Miguel Paião. Durante os trinta minutos, ele contou como foi o ritual que o levou à condição de abade e das mudanças dos cargos dentro do Mosteiro e no Santuário de São Roque. Ele falou também sobre o desafio da nova missão e da certeza de que “Deus sempre o acompanha”. Dom Paulo encerrou sua entrevista com uma bênção a todos os rio-pardenses.
Histórico
Dom Paulo é rio-pardense nascido no dia 15 de agosto de 1964. Recebeu todos os sacramentos de iniciação cristã, etapas da vida monástica e sacerdotal na Paróquia de São Roque, que está aos cuidados dos Monges Cistercienses.
Entrou no Mosteiro no dia 31 outubro de 1982; e para o noviciado no dia 2 fevereiro de 83; emitiu os votos monásticos de estabilidade, conversão dos costumes e obediência no final de janeiro de 84. Neste período começou os estudos filosóficos e teológicos no Mosteiro de São Bento do Rio.
Fez a profissão solene na Ordem Cisterciense em janeiro de 87; recebeu os ministérios de leitor e acólito em 88; ordenado diácono em 89 e presbítero no dia 15 de dezembro do mesmo ano.
Desde esta época trabalha na formação dos futuros monges. Passou algum tempo em Roma onde estudou Espiritualidade Monástica no Pontifício Ateneu Santo Anselmo.
É professor na Faculdade de Filosofia e Teologia da Diocese de São João da Boa Vista e também no Instituto São Francisco e Santa Clara, de Mococa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário