Dom Orani é o Novo Arcebispo do Rio de Janeiro


O arcebispo Dom Orani João Tempesta é rio-pardense

A Santa Sé informou nesta sexta-feira pela manhã que a arquidiocese do Rio de Janeiro tem um novo arcebispo. O escolhido do Papa foi Dom Orani João Tempesta, 58 anos, até o momento arcebispo de Belém (Pará, norte do Brasil). O jornal da Silva já tinha fechado sua última página, onde está impresso o texto que coloca Dom Orani entre os prováveis sucessores do cardeal Eusébio Oscar Scheid. Há notícias de que ele pode se tornar Cardeal ainda este ano.
O cardeal apresentou seu pedido de renúncia à Santa Sé, seguindo as normas do Direito Canônico, quando completou 75 anos, em dezembro de 2007. O cardeal Scheid estava à frente da arquidiocese do Rio de Janeiro desde 2001.
Ao dar a notícia aos fiéis na manhã de hoje, por meio da Rádio Catedral, Dom Eusébio afirmou que a posse do novo arcebispo deve acontecer no dia 19 de abril, 2º Domingo da Páscoa.
“Saúdo com alegria aquele que já é o novo arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro: Dom Orani João Tempesta”, disse Dom Eusébio. 
Dom Orani nasceu no dia 23 de junho de 1950, em São José do Rio Pardo. É religioso da Ordem Cisterciense, onde foi ordenado sacerdote em 1974.
Quando o mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo, onde vivia, em sua cidade natal, foi elevado a Abadia, em 1996, Dom Orani foi eleito o primeiro abade, cargo que ocupou por menos de um ano, já que foi nomeado bispo de São José do Rio Preto já em 1997.
Sua nomeação para a arquidiocese de Belém, no norte do país, aconteceu em outubro de 2004.
O novo arcebispo do Rio de Janeiro é o atual presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). É também membro dos Conselhos Permanente, Episcopal de Pastoral e Econômico da CNBB.
Na arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani terá a missão de pastorear os serviços das 252 paróquias da cidade, dividido em sete vicariatos territoriais, além dos movimentos leigos e novas comunidades.
O novo arcebispo contará com a colaboração de seis bispos auxiliares, entre os quais o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.
Ainda nesta sexta-feira, Dom Orani viajou à arquidiocese do Rio de Janeiro. Ele traz consigo o lema episcopal «Ut Omnes Unum Sint» (Para que todos sejam um). 

Nenhum comentário: