Foliões aprovam carnaval do Dec

Tradisamba animou o público na Francisquinho Dias noite de domingo, 22

Apesar da dispersão das atividades carnavalescas, algo negativo, mas natural em São José do Rio Pardo, a festa de Momo organizada pelo Departamento de Esportes e Cultura (Dec) junto com a Secretaria de Turismo foi elogiada por muitos foliões. Destaque para o Carnaval Nostálgico no Coreto da Praça XV, animado pela Banda Anos Dourados, e também do desfile do Tradisamba que animou as noites de domingo, 22, e terça, 24,com os 150 integrantes e seus instrumentos.
O Carnaval do Tartarugão também teve elogios e um ótimo público em suas cinco noites. Com uma boa infra-estrutura – tendas, banheiros, segurança e praça de alimentação – o local se tornou uma boa opção para os foliões rio-pardenses. Se continuar investindo nas melhorias, provavelmente, em breve, Rio Pardo deixará de exportar foliões para cidades como São Sebastião da Grama, Caconde, Muzambinho e Monte Santo de Minas.
Quem passou nos finais de tarde na Praça XV de Novembro elogiou a iniciativa da Secretaria de Turismo e do Dec de se promover um carnaval nostálgico – marchinhas e frevo. A banda, afinadíssima e com som bem regulado, fez do local um ambiente agradável para a diversão das famílias. Pena que em alguns dias houve pouca adesão.

A Banda do Grelo
Uma das poucas iniciativas espontânea e independente do carnaval rio-pardense é a Banda do Grelo. Já tradicional e sempre aguardada, ela vem sofrendo vários problemas, o principal deles é a tentativa de burocratizar o bloco.
Ao invés de dar condições para que possa transitar pelas ruas da cidade, inclusive retirando os carros que ficam na Praça XV, no trajeto percorrido anualmente pela Banda, querem transferir a responsabilidade da segurança aos foliões. Algo impossível.
O que não pode ocorrer é a Praça ficar sem segurança. No domingo, por exemplo, em menos de 20 minutos, foram vistos três brigas: duas próximas da sede da AAR e outra próxima à sede do RPFC. Detalhe, não havia guardas nem soldados no local e nenhum dos envolvidos fazia parte da Banda. Resultado. Vários famílias que estavam no local, com criança, e pessoas idosas foram embora com medo da falta de segurança.

Nenhum comentário: