Escola Cândido Rodrigues chega aos 100 anos



A direção da Escola Estadual “Dr. Cândido Rodrigues” está terminando os preparativos das festividades do seu centenário. Com 31 salas, mais de 20 professores e cerca de dois mil alunos – nos três períodos –, a escola chega ao século 21 com ar jovial e totalmente interado ao seu tempo.
As comemorações terão início às 8h do dia 22, com a missa na Igreja Matriz de São José, logo após, as 9h30, em frente à Escola, haverá a solenidade cívica que contará com a presença da direção, de alunos e professores. Às 20h, na Câmara Municipal, os vereadores farão uma Sessão Solene em homenagem aos 100 anos da escola (22 de abril de 1908).
No dia 23, quarta-feira, a comissão organizadora de eventos do Cândido, juntamente com os alunos, irá inaugurar a exposição comemorativa da instituição. A mostra terá, dentre outras coisas, fotos desde a inauguração do prédio, fotos comemorativas e também matérias publicados em jornais. A exposição ficará aberta até o dia 25, sexta, durante o dia e também no período noturno sob os cuidados dos alunos. Para a coordenação, a participação dos estudantes é fundamental na vitalidade da escola.
No dia 24, os jovens do Tiro de Guerra estarão pela manhã participando do ato Cívico de Hasteamento da Bandeira e da execução do Hino Nacional. Também está sendo aguardada a presença de ex-alunos e de ex-professores.
Na ocasião, os 80 integrantes da Banda Marcial da Escola estarão se apresentando em frente o prédio.
Logo após, o Grupo Ecológico Nativerde convidará os alunos a realizar um plantio de uma árvore. Em um ato simbólico, no dia 25, alunos e professores estarão unidos, de mãos dadas, e darão um abraço no prédio.
Ainda de acordo com os coordenadores, de 21 a 25, o Grêmio Estudantil estará realizando diversas atividades internas como gincanas, shows, palestras, e outras.
Encerrando as atividades festivas, no dia 26, a coordenação está preparando um jantar de confraternização no Buffet Raddi.

Histórico
No dia 25 de março de 1906, representantes da Câmara Municipal de da Repartição de Obras Públicas de São Paulo, assinaram um contrato para a construção do esperado grupo escolar. A obra foi orçada em 87 mil contos de réis, podendo haver uma suplementação de 20.000 contos.
No terreno, de 9.000 m² , no Largo do Rosário (atual Praça Barão do Rio Branco), iniciou-se a construção da nova escola, dia 3 de junho de 1906, que ocuparia 750 m² , com 10 salas para 400 alunos, com um pátio interno cimentado de 205 m² para qual se abrem as salas de aula, diretoria, etc.
Por decreto de 19 de fevereiro de 1908, foi criado o novo grupo. O inspetor escolar José Carneiro da Silva foi o responsável pela organização do grupo escolar.
A grande festa de inauguração aconteceu no dia 22 de abril de 1908...
Texto retirado do livro No Ventre da Terra Mãe, do professor Rodolpho José Del Guerra.

Nenhum comentário: