FILOSOFIA EM DEBATE

-
Projeto poderá incluir outras escolas em 2008
-


José Caetano Minus e Monsenhor Denisar Coelho (ao centro) foram os palestrantes do 2° dia do evento


Esta semana os coordenadores do projeto Filosofia em Debate fizeram um balanço das atividades durante o ano. O projeto já está em sua segunda edição e procura, através da mais antiga das disciplinas, despertar nos alunos a inquietude, o questionamento, o saber ouvir e também dialogar com as mais diversas idéias.
O projeto é dividido em duas partes, a primeira refere-se à avaliação de uma redação com temas atuais, onde são classificados alguns alunos para a segunda fase, onde são aplicadas questões específicas de filosofia. Essa primeira parte se restringiu aos alunos da escola “Dr. Cândido Rodrigues”. Os dois alunos que conseguiram as melhores notas receberam um troféu e uma premiação em dinheiro. Este ano houve 340 alunos inscritos para participarem da redação, destes, 100 foram para segunda fase. Vale frisar que estas provas são aplicadas aos sábados e a adesão dos estudantes foi espontânea. Já a segunda parte do projeto refere-se, exclusivamente, à Semana de Filosofia – que ocorreu de 11 a 14 na sede social do Rio Pardo Futebol Clube. Para o professor e um dos coordenadores do evento, Carlos Eugênio Alves, este ano, em relação ao ano anterior, teve uma evolução considerável tanto a nível técnico, quanto na quantidade de pessoas. A professora Marli de Fátima Alves Silva contou que no decorrer de 2007 os alunos participaram de diversas excursões para universidades federais e estaduais. Além disso, segundo ela, houve um envolvimento total dos alunos este ano. “Eles realmente vestiram a camisa, foram às ruas e nas escolas divulgarem a Semana de Filosofia”, disse.
Para Carlos Eugênio, o sucesso deste projeto pode ser explicado através da busca do sentido. “O adolescente busca um sentido, uma causa para sua vida. “E a filosofia desperta a necessidade da busca e a prática aparece como questionamento, com a teoria. A Filosofia em Debate está ligada a essa transformação de consciência”, explicou. Para a professora, a evolução dos alunos, a partir deste projeto, é facilmente observada no dia-a-dia nas salas de aula. As dinâmicas criadas a partir do Filosofia em Debate contribuíram para que eles desenvolvessem uma visão mais crítica e questionadora do mundo. “Essa evolução também é visível em outras disciplinas”, conta. Coordenador do projeto junto com Eugênio e Marli, João Batista da Silva, disse que a intenção deste trabalho é de promover a mudança e a transformação em São José. “Vamos criar novas lideranças, primeiro para a própria vida, depois para o universo”.

Semana de Filosofia
O evento foi positivo, com público médio de 600 pessoas por noite. O projeto, este ano, teve uma divulgação maior do que o de 2006, inclusive foi divulgado na Coordenadoria do Ensino do Interior (CEI). O evento foi aberto para todas as pessoas. De acordo com os coordenadores, o público e a direção da escola aprovaram o tema e o nível de cacas palestra. Para 2008 os coordenadores já pensam em algumas alterações. A idéia, segundo eles, é aumentar a estrutura e envolver outras escolas. “Até o momento, a primeira fase do projeto foi aplicada apenas aos alunos do “Dr. Cândido Rodrigues”, mas nada impede que ele ganhe toda a cidade e quem sabe até a região”, concluiu a professora Marli.

Nenhum comentário: