São José recebe representante da FUNARTE

O representante da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) no Estado de São Paulo, Tadeu de Souza, esteve na manhã de domingo, 20, no Mercado Cultural de São José do Rio Pardo para falar sobre políticas públicas para o setor cultural. O evento foi coordenado pela direção do PT rio-pardense com apoio do mandato do deputado federal Vicente Cândido.
A FUNARTE é o órgão responsável, no âmbito do Governo Federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Os principais objetivos da instituição, vinculada ao Ministério da Cultura, são o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.
Além do público presente, esteve no local o assessor parlamentar do deputado, Marcos Rehder, a presidente da Associação Zumbi dos Palmares, Silvia Helena Paulo, e o presidente do PT local, Aloísio Calsoni Bozzini (Professor Bibo).
A palestra foi antecedida pela apresentação da Companhia de Reis Estrela Guia e do grupo de Dança Pérola Negra.
Depois de explicar a atual política do Ministério da Cultura, Tadeu de Souza enfatizou a necessidade dos municípios em se fazer audiências públicas para ajudar no mapeamento das atividades e grupos culturais que atuam de forma desarticulada. “Por meio das audiências, o poder público consegue identificar, por exemplo, que lá na periferia existe uma senhora que desenvolve um trabalho até então desconhecido”. Outro ponto salientado por ele foi a necessidade de se criar o Conselho Municipal de Cultura. “Ele é importante, pois promove a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram as ações culturais no município, ele vai garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais”.
Para o Professor Bibo, o evento foi perfeito, “pois conciliou nossa arte regional, que no caso foi representada pela Companhia de Reis, o balé contemporâneo do Pérola Negra e para encerrar a fala do representante da FUNARTE”.

Um comentário:

Ruben Teixeira disse.... disse...

Rúben Teixeira disse....
================================================================================
Eu vou comer no "sopas dos Pobres" tudos os dias! Putugal é um país pobre, mais eu gosto de ser racista para o Brasil, Angola, Cabo Verde e Espanhóis ... ignorância faz parte da minha cultura portuguêsa!!!

PUTUGAL e uma merda e verdade e verdade! Nao trabalhos pa os Velhos e os Jovems...e verdade e verdade! E racismo puro e muito desgraciado!
https://portugalisxenophobic.neocities.org/

ORGULHO e IGNORANCA DO PUTUGAL e NOSSO PATRIMONIO!!!!!!!!!!!!!
===============================================================================