A Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) promoveu no dia 10 de novembro, na Fábrica de Expressão, o XI FAEF – Festival de Arte e Educação Física. Sob a responsabilidade do Curso de Educação Física da FEUC, organizado pela professora Eliana Dipe, o festival reuniu diversos grupos de dança da cidade. O tema central do festival foi Brincar, no olhar de Portinari. Assim, todos os trabalhos apresentados buscaram inspiração para suas danças nas telas do pintor Cândido Portinari. Segundo a professora Eliana, “a FEUC, nesses onze anos do FAEF, abre espaço para que diferentes grupos apresentem seus trabalhos, não como uma competição, mas oferecendo oportunidade a crianças e jovens, através da dança, expressarem-se de uma forma artística.”
Este ano, além dos alunos do curso de Educação Física, onde a professora Eliana é professora de Dança, grupos mantidos pela Fábrica de Expressão e pela Casa de Cultura e Cidadania participaram do festival que reuniu, em vinte apresentações, cerca de duzentos dançarinos, para um público que lotou as dependências da Fábrica.
Na abertura do Festival houve uma encenação com alunos da Fábrica, trazendo Cândido Portinari para o palco. Na oportunidade a Diretora de Cultura do DEC, professora Lúcia Vitto, salientou a importância do evento promovido pela FEUC como forma de estimular, através da dança, o trabalho artístico desses jovens, muitos deles, futuros professores (alunos da FEUC).
Ao final, com o palco da Fábrica tomado por todos os participantes, a professora Eliana Dipe disse que o FAEF, promovido pela FEUC, “tem como objetivo promover apresentações artísticas para desenvolver e estimular a aprendizagem, bem como a vivência dos aspectos positivos da arte, evidenciando a FEUC como incentivadora cultural e artística, oportunizando um espaço para profissionais, estudantes, leigos e apreciadores da arte.”
O FAEF foi mais uma atividade da FEUC aberta ao público em geral, mostrando o trabalho dos alunos que é desenvolvido em sala de aula e sua relação com a prática. Recentemente, no Mercado Cultural, o Curso de Arte mostrou um pouco de seu trabalho, com uma exposição de pintura, escultura e teatro. Durante o Fórum Social da Mogiana, também o curso de Arte e de História realizaram intervenções artísticas. Semana passada, o curso de História promoveu a FEUC Africana, com exposições, aulas, dança, música e debates tendo como foco central a cultura africana e situações da realidade. Na próxima semana, encerrando as atividades extracurriculares, o curso de Ciências Biológicas e Matemática farão mais uma Feira das Ciências, aberta ao público em geral, em especial aos alunos das escolas de ensino médio. Com essas atividades e outras desenvolvidas no primeiro semestre, a FEUC procura formar, em seus cursos de licenciatura, um professor que tenha embasamento teórico-pedagógico, mas que saiba também levar esse conhecimento para fora da sala de aula, ao encontro dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário