S.O.S. quer melhorar atendimento aos moradores de rua


S.O.S - Reunião discute alternativas de atendimento aos moradores de rua

A Diretoria do Serviço de Obras Sociais (S.O.S.), em parceria com a Secretaria de Assistência e Inclusão Social, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Polícia Militar, Secretaria do Meio Ambiente e CAPS, estão buscando melhorias e soluções no atendimento da população que mora na rua.
Para que isso ocorra um novo endereço para a instalação do Albergue/Casa Transitória está sendo providenciado, com espaço maior e mais digno. Uma equipe qualificada, formada por um assistente social, um psicólogo e um enfermeiro, farão parte do quadro de atendimento.
A Diretoria do Serviço de Obras Sociais (S.O.S.), em parceria com a Secretaria de Assistência e Inclusão Social, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Polícia Militar, Secretaria do Meio Ambiente e CAPS, reuniram-se com objetivo de buscar mudanças e soluções para a questão da população que mora na rua.
De acordo com a Diretora Administrativa, Maria Isabel Alves Tessari, “o município convive com os problemas dessa população e, como tantos outros, inclusive capitais e grandes cidades, procuram solucionar da melhor forma essas questões”, explicou.
Neste sentido, ela complementou dizendo que são oferecidos aos freqüentadores do Albergue/Casa Transitória a higienização, vestuário, alimentação, medicação, orientações e acompanhamento psicológico.
“Um trabalho com essa clientela já vem sendo desenvolvido, mas seguindo as normas da política nacional para inclusão social da população em situação de rua, que nos orienta com relação à construção e execução de políticas públicas voltadas a este segmento da sociedade, temos buscado, por meio de parcerias, melhorar e oferecer um atendimento de qualidade aos usuários”, disse Maria Isabel.
Ela afirmou ainda que o prefeito João Luís Cunha vem dando bastante atenção a este assunto. “Com o apoio do prefeito, novo endereço está sendo providenciado, com espaço maior e mais digno. Uma equipe qualificada, formada por um assistente social, um psicólogo e um enfermeiro, farão parte do quadro de atendimento. Projetos, programas, benefícios e serviços serão implantados, visando a inclusão social dessas pessoas”, informou.
A diretora administrativa aproveitou a oportunidade para informar aos interessados que o horário de funcionamento da instituição, que por não contar com funcionários comissionados no seu quadro, é de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h, ininterruptamente. “O atendimento ao público é realizado todos os dias, neste horário, o que antes ocorria somente no período da tarde e fechava às 12h nas sextas-feiras. Fora desse horário, nós, da direção, nos colocamos à disposição para quaisquer eventualidades, em nossas residências, cujos telefones encontram-se na lista telefônica”, concluiu.

Política Nacional
As propostas da Política Nacional para Inclusão Social procura analisar questões essências relacionadas à população que faz das ruas seu espaço principal de sobrevivência. Até 2008 não existia no Brasil o número estimado de pessoas vivendo nesta condição. O primeiro Censo Nacional, divulgado em abril/2008, apresentou o perfil e as características dessa população.

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