FEUC promove oficina para captar recursos no Minc


Na última sexta-feira, 27, a Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) promoveu a oficina sobre o ProExt Cultura desenvolvida por agentes do Ministério da Cultura no Estado de São Paulo. O evento aconteceu no período da tarde, na própria Faculdade, com o apoio da direção do PT rio-pardense e do mandato do deputado estadual Simão Pedro.
Os trabalhos foram conduzidos pelas representantes da equipe executora do ProExt Cultura SP, Shirley Pinheiro e Melina Rombach.
Além de professores, alunos e a diretora da instituição, Isabela Custódio Talora Bozzini, participaram da iniciativa, representantes e coordenadores da Casa de Cultura e Cidadania de São José do Rio Pardo e de Caconde, representantes da Guarda Mirim local e da Secretaria de Turismo. No correr desta semana, foram contatados a diretora de cultura do município, Lúcia Vitto, e o presidente do Departamento de Esportes e Cultura, Marlon Callegari da Silva, para que também possam participar do edital por intermédio da FEUC. O ProExt é um programa do Ministério da Cultura que apóia, em até R$ 20 mil, projetos de extensão universitária na área da cultura voltados à inclusão social e que contribuam para implementação de políticas públicas culturais. A iniciativa contempla projetos desenvolvidos em instituições públicas de ensino superior, em todo Estado de São Paulo.
Segundo Melina, desde 2007, o Ministério da Cultura tem apoiado o desenvolvimento de atividades culturais por meio da extensão universitária com editais nacionais. Essa iniciativa tem ganhado vulto e já conta com o apoio do Fórum de Pró-Reitores de Cultura e Extensão e do Ministério da Educação. “Com isso, surgiu a necessidade de uma maior capilaridade da política e, portanto, de uma descentralização. É como estratégia de consolidação de uma política de incentivo à atividade extensionista nas Instituições Públicas de Ensino Superior que nasce o Programa de Apoio à Cultura em Interface com a Extensão Universitária do Estado de São Paulo-2009 (ProExt SP)”.
Shirley complementou dizendo que por meio do edital estadual serão financiados projetos de extensão que contribuam para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas na área de cultura, que estejam em consonância com o Plano Nacional de Cultura. “Os projetos poderão obter financiamento de até 20 mil reais e não haverá limite de quantidade de propostas que podem ser enviadas por cada instituição, bem como por seus docentes”.

O edital
Podem participar do processo de seleção do edital ProExt Cultura todas as instituições públicas de ensino superior do Estado. Os projetos devem contemplar a participação de estudantes de graduação e de agentes culturais nas atividades desenvolvidas.
Shirley disse que a idéia é que se estabeleçam parcerias entre as entidades e a FEUC e desta forma possa apresentar o maior número de projetos possíveis. No entanto, eles deverão ser encaminhados até o dia 7 de dezembro.

Nenhum comentário: