Em se falando de moral é deprimir – e com justa razão - a linha descendente que se observa no seio das grandes comunidades humanas, especialmente entre os jovens, sobre os quais mais repercute a falta de atenção por parte dos adultos. Essa desatenção tem sua origem em causas já assinaladas pela Logosofia. Pais e professores mal podem orientar a juventude, quando neles mesmos estão radicadas essas causas que vêm de longe, e que tantos prejuízos sempre ocasionaram à moral do homem.
É um fato que a orientação dada à infância e à juventude carece verdadeiro incentivo moral. Nem a criança nem o jovem são levados a formar um conceito claro de sua responsabilidade como seres inteligentes e donos de uma vida que devem dignificar com o exemplo de sua vontade posta a serviço de suas aptidões. Em outros termos, não lhes é ensinado a ser conscientes do que pensam, fazem e sentem. O frio método pedagógico dos estabelecimentos educativos – oficiais e particulares – carece de eficácia no fundo da psicologia de cada educando; ao contrário, mantêm-se na superfície da mesma, dando lugar a uma defeituosa formação da personalidade. Todo ensinamento moral não avalizado pelo exemplo de quem o dita, atua em sentido contrário na alma de quem o recebe. È esse um fato tão evidente que ninguém ousará pô-lo em dúvida. A Logosofia declara que a moral surge, no indivíduo, das excelências de seu sentir interno. É preciso cultivar essas excelências e ser consciente de que elas constituem uma força imponderável, quando postas a serviço dos desígnios superiores do espírito.
Publicação Cultural da Fundação Logosófica
É um fato que a orientação dada à infância e à juventude carece verdadeiro incentivo moral. Nem a criança nem o jovem são levados a formar um conceito claro de sua responsabilidade como seres inteligentes e donos de uma vida que devem dignificar com o exemplo de sua vontade posta a serviço de suas aptidões. Em outros termos, não lhes é ensinado a ser conscientes do que pensam, fazem e sentem. O frio método pedagógico dos estabelecimentos educativos – oficiais e particulares – carece de eficácia no fundo da psicologia de cada educando; ao contrário, mantêm-se na superfície da mesma, dando lugar a uma defeituosa formação da personalidade. Todo ensinamento moral não avalizado pelo exemplo de quem o dita, atua em sentido contrário na alma de quem o recebe. È esse um fato tão evidente que ninguém ousará pô-lo em dúvida. A Logosofia declara que a moral surge, no indivíduo, das excelências de seu sentir interno. É preciso cultivar essas excelências e ser consciente de que elas constituem uma força imponderável, quando postas a serviço dos desígnios superiores do espírito.
Publicação Cultural da Fundação Logosófica
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