As atividades na Unidade de Terapia Renal Substitutiva (TRS), a qual também faz parte o serviço de Hemodiálise, foram oficialmente iniciadas na última segunda-feira, 16. Os serviços foram instalados na cidade por meio de uma parceria entre a Santa Casa de Misericórdia e a Clínica Lund, de Ribeirão Preto, e contou com total apoio da Prefeitura Municipal.
Na ocasião, o médico responsável, Fernando Vieira Prado, especialista em Nefrologia, acompanhado pelas Enfermeiras Ércia Koto dos Reis, também especializada em Nefrologia, e Juliana de Britto, explicou aos presentes todos os serviços que serão realizados no local.
Sobre o credenciamento junto ao SUS, o Secretário Municipal de Saúde, Waldemar Feltran Júnior, disse que a Prefeitura já providenciou toda a documentação necessária e que esta já foi apreciada pelo Colegiado Rio Pardo e pela DRS – Divisão Regional de Saúde –14, em São João da Boa Vista. “O processo obteve aprovação nas duas e já está na Secretaria de Estado da Saúde para fase final”, disse o Secretário. Inclusive, segundo Waldemar, o início das atividades era uma das exigências para o processo de credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde. “Vencemos mais esta etapa e temos certeza que brevemente a Unidade estará credenciada”, destacou.
Atendimentos - De acordo com o Secretário mais de 80 pacientes, entre rio-pardenses e de mais seis municípios da região, entre eles Mococa, São Sebastião da Grama, Itobi, Tapiratiba, Caconde, Casa Branca e Divinolândia serão atendidos pela Unidade de São José do Rio Pardo. “Por enquanto, a TRS está atendendo pacientes que possuem convênios médicos e particulares, sendo três até o momento”, disse.
De acordo com a enfermeira Ércia, o tempo de permanência para o tratamento de cada paciente é de quatro horas por dia, três vezes por semana.
O paciente Orlando Luchesi disse que a Unidade em São José auxiliará muito em seu tratamento. “Faço o tratamento há seis meses e antes tinha que me deslocar até São João da Boa Vista e era bastante cansativo.
Hemodiálise atenderá 80 pacientes e seis municípios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário