Eu e o Futebol: Salvo pelo Deus da Raça


Emílio Antônio Duva

Meu contabilista João Missura, depois que seu filho foi aprovado nos exames escolares cumpriu o que havia prometido ao garoto levando-o a passeio ao Rio de Janeiro. O menino dedicado nos estudos e nos afazeres do trabalho têm à sonhada recompensa.
Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas, Maracanã e praias... muitas praias. 
No último dia do passeio, nosso bom papai aproveitando que o garoto iria acordar um pouco mais tarde, resolveu sai para dar umas voltinhas ali por perto de onde estavam hospedados. Ele caminhou por aquelas pitorescas ruas e calçadas, e, como nenhum paulista é de ferro, decidiu encostar-se em um simpático barzinho à beira-mar. Parece que está um pouco longe do hotel, mas tudo bem, bem dito seja o inventor da cerveja. 
Empolgado, pede uma, duas, três, e mais umazinha, um petisquinho ali, outro bolinho de bacalhau à suprema aqui, um quebra gelo porreta, e... vamos que vamos... Na parede daquele santo lugar um pôster C.R. Flamengo, tricampeão carioca com Zico, Adílio, Tita... e Rondinelli. Quanta satisfação, quanta honra de seu estimado conterrâneo. 
Mas, enquanto cultuava o ósseo, os ponteiros do seu relógio movimentaram-se e hora de liquidar a humilde... continha chegou. Enfia a mão no bolso direito, nada, no esquerdo menos ainda. Foi quando se deu conta que havia esquecido a carteira com os documentos e o dinheiro no hotel, longe de onde estava. 
- E agora? Pensava ele enquanto tremia e suava frio.
Sem alternativa, cria coragem e dirigi-se ao dono do estabelecimento:
- Meu senhor, milhões de desculpas, não sou vigarista, sou contabilista, um descuidado turista que se esqueceu de trazer o dinheiro para pagar o que saboreei no seu local de trabalho. O meu dinheiro está longe. Você acredita e confia em mim para que eu possa buscar a grana e acertar o que devo? Pelo amor de Deus... O dono do bar, um tremendo mulatão, fecha a cara e fica pensativo. Neste momento João lembra-se do pôster na parede e sem saber o que fazer diz ao credor que o camisa 3 do Flamengo é de sua cidadezinha, no interiro de São Paulo. 
- Nos conhecemos desde garotinhos... pôxa seu pudesse falar com ele agora, me tiraria dessa situação desagradável.
- Se é chapa do meu ídolo, então é amigo da casa. Pode pedir o que quiser. Marco pra ti no caderninho, depois tu paga. Sou o maior fã do Rondi. Ele está sempre aqui com a rapaziada do meu Mengão...

Nenhum comentário: