25 hits para matar a saudade do balanço gostoso de Simply Red


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

A voz deliciosa de Mike Hucknall canta os hits da banda inglesa Simply Red no álbum duplo Simply Red 25 – the greatest hits.
Sucessos como If you don’t know me by now, Stars, A new flame, Holding back the years e muitos outros, estão reunidos nesse trabalho que comemora os 25 anos de estrada dos músicos.
O primeiro disco (do bom e velho vinil) foi Picture Book de 1985. Canções como Holding back the years (que alcançou o topo da Billboard), Money’s too tight to mention (essa, inclusive, foi o grande sucesso da época, ficando em 13º lugar das paradas do Reino Unido), Jericho e outras, estavam sendo apresentadas ao mundo. 
Numa época em que a New Wave dominava o cenário, o Simply Red, apesar de razoável influência da década de 80 nesse álbum, já mostrava seu balanço e seu encanto meio jazz, meio rhythm and blues, meio místico, enfim, cheio de personalidade própria.
Em 1987 chegou ao público Men and Women que, cá entre nós, não repetiu a mesma fórmula do sucesso anterior, dando início a uma conturbada fase de mudanças entre seus integrantes. Neste, sucessos como Ev’ry time we say goodbye, Infidelity, The right thing podem ser apreciados.
Ainda nos anos 80, mais precisamente em 1988, em uma das edições do Hollywood Rock, a banda se apresenta a um público brasileiro e com um dos seus músicos aqui do nosso país: Heitor T.P. era o mais novo guitarrista do grupo.
Com essa formação, lançaram A new flame, em 1989, álbum de enorme destaque na trajetória da banda, já que If you don’t know me by now alcançou o primeiro lugar nos EUA, virou tema de novela aqui no Brasil e conquistou um prêmio Grammy de melhor Rhythm and Blues em 1990.
Daí em diante o sucesso foi em frente. O maravilhoso LP/CD Stars saiu em 1991 e vendeu nove milhões de cópias (sei que deveria ser imparcial, mas esse trabalho foi simplesmente o melhor). 
Depois vieram Life, Blue e Love and the Russian Winter (esse album já perde um pouco do seu swing e mostra um som mais eletrônico). 
Novamente com Home, o grupo volta às suas raízes. Com Simplified o Simply Red mostra toda uma influência da música cubana.
Em 2007, Mick Hucknall anunciou que o trabalho mais novo da época, Stay, era o último inédito do grupo, que se aposentaria agora em 2009.
Se isso é verdade ou não, nós fãs ainda não temos certeza. Mas, enquanto isso, só nos resta aproveitar essa nova coletânea (que, diga-se de passagem, está encantadora) e esperar, porque mês que vem, Março, tem show em SP e RJ.

Nenhum comentário: