Psicologia: Aprendendo a dizer Não!


Thereza Giorgi
tc.giorgi@uol.com.br


Não, palavra simples, mas que é tão difícil de dizer!
É claro que nem todos são assim, mas muitas pessoas sentem uma grande dificuldade em impor seus limites, em negar algo a alguém, em dizer essa palavrinha de três letras: não.
Você é daquelas pessoas que mudam todo o seu trajeto para dar carona a alguém? Fica horas ao telefone ouvindo uma amiga contar sobre o namorado, enquanto uma pilha de trabalho inacabado espera por você sobre a mesa? Sai das refeições do domingo passando mal de tanto comer, só porque a sua avó cismou que você tinha que repetir a macarronada cinco vezes e ainda comer a sobremesa? (Que foi feita com tanto carinho!)
Quantas e quantas vezes a gente se pega em uma saia justa em determinadas situações, quando acabamos por aceitar algo que vem de encontro aos nossos valores éticos e morais por não sabermos dizer um não!
Se esse for seu caso, eu tenho certeza que você já perguntou a si mesmo... Por que faço isso comigo?
Se analisarmos o sentido da palavra não com senso comum, realmente, essa palavra tem algo de negativo, algo que desagrega, algo autoritário, um sentido de abandono. Basta notar a força dessa palavra para uma criança que ouve o ‘NÃO!’ da mãe quando está pronta para fazer alguma arte. Ao mesmo tempo, o coração partido de uma mãe quando tem que dizer esse NÃO! para um filho. Para essa criança é um “não” de severidade, um “não” austero, um “não” que, se depender da quantidade que ouve durante a infância, acarreta sérios problemas psicológicos na adolescência e na vida adulta.
Portanto, a primeira resposta e mais evidente é que deixamos de dizer não, porque não queremos desagradar alguém. Não queremos desagradar uma pessoa que nos pede carona, não queremos desagradar uma amiga, um filho, nem a avó, nem a uma tia que é grande e que já tem fama de encrenqueira. Mas é preciso que você perceba que, para não desagradar ao outro você acaba desagradando a você mesmo, repetidas vezes. Cada sim dito ao outro é um não dito a você!
Assim, dizer não tem suas responsabilidades e conseqüências como tudo na vida, e é preciso aprender a lidar com elas, pois é melhor lidar com elas, do que ter a angústia de fazer algo que não quer, simplesmente por não ter tido coragem de dizer não.
No entanto para dizer não é preciso também aprender a dizer sim, dizer sim ao desconhecido, à mente aberta, a novas oportunidades, não ficar sempre preso ao conhecido, ao cômodo, aprender a dizer sim significa estar aberto a conhecer o que ainda não conhece.
Mas por que não queremos desagradar, afinal? Qual seria o problema em desagradarmos alguém? Será que temos a capacidade de agradar a todas as pessoas, o tempo todo? Você conhece alguém que agrada a todas as pessoas o tempo todo? Para que você se aprofunde nessas questões é preciso que faça uma diferenciação entre seu Eu adulto e seu Eu criança.
Pense na parte adulta de você. Eu tenho certeza que, sendo o adulto que você é, você sabe que tentar agradar a todos é algo simplesmente impossível de ser atingido. Eu sei também que você sabe que não existe problema algum em negar uma carona, se a pessoa não está sequer em sua trajetória. Ou em dizer a uma amiga que você tem muito trabalho a fazer, e que não pode falar com ela naquele momento ao telefone... Ou em não comer, caso não esteja sentindo vontade. É óbvio, para nosso Eu adulto, que não somos obrigados a fazer coisas que não nos fazem bem, e que temos o direito de esperar que as pessoas que convivem conosco compreendam e aceitem nossos limites.

Nenhum comentário: