Herbert Vianna e um documentário


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

R
oberto Berliner e Pedro Bronz são os responsáveis pelo documentário Herbert de Perto. Com cenas gravadas a cerca de duas décadas atrás, juntamente com imagens atuais, esse documentário mostra toda a trajetória do músico antes e após acidente.
Numa das passagens, o antigo Herbert fala de sua vida, das expectativas em relação ao futuro e da importância da música, chegando a citar que se algo de trágico ocorresse com ele, o mundo musical seria primordial eternamente, independente de fatos externos. Já o Herbert de hoje desconsidera o que foi falado então. Hoje, numa cadeira de rodas após um grave acidente de ultraleve que matou sua esposa Lucy em 2001, ele revê alguns pontos de seu passado.
Líder de uma das bandas mais famosas de pop brasileiro dos anos 80, depoimentos do próprio cantor e de alguns amigos mostram principalmente a sua batalha digna de reconhecimento pela vida. Bi Ribeiro, João Barone, amigos e parentes que estiveram presentes nos mais de 25 anos de estrada, mais um monte de material de arquivo, fotos antigas, entre outras coisas colhidas desde 1982, compõe a obra. Está presente o jogo constante entre passado e presente, no que mudou e amadureceu durante esses anos. Em uma cena Herbert, ainda pré-acidente, está no camarim de um show se barbeando e logo em seguida está em sua casa adaptada para deficientes, fazendo barba e conversando sobre o presente.
Um ponto bem explorado nesse documentário foi o acidente em si. Longe de sentimentalismo, os diretores dissecam o acontecido com uma narrativa forte, franca, objetiva e dramática.
Também aparece no vídeo o músico e amigo Dado Villa-Lobos (Legião Urbana) contando como foi a experiência quando soube do infortúnio do amigo. Documentário bem feito, dirigido e narrado para fãs. Assistam.

Nenhum comentário: