Vinte e nove anos de conquistas sociais


Aloísio Calsoni Bozzini – Professor Bibo

No mês de fevereiro foi comemorado o aniversário do PT. Deixando de lado divergências ideológicas de alguns, não podemos deixar de valorizar o nascimento deste partido que teve sua origem na classe dos trabalhadores e que hoje se apresenta com mais de um milhão de filiados.
O PT tem como nascedouro as históricas greves do ABC de 1978 e 1979, sobre a liderança de Lula, mas foi oficialmente fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, em São Paulo, por um grupo de dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda e católicos.
São 29 anos de conquistas e mudanças. Uma vida dedicada à democracia e à justiça social.
A importância do PT no cenário político está na construção de um projeto de transformação nacional alicerçado no diálogo e na composição com outros partidos.
Com Lula, os indicadores sociais e econômicos atingiram um patamar nunca visto. O Brasil pode atravessar a crise com menos sofrimento, sair dela ainda mais forte, porque está preparado. Uma marca forte do PT, na esfera federal foi que, pela primeira vez, o governo deu prioridade às políticas de desenvolvimento com inclusão social. Atualmente são mais de 20 milhões de brasileiros que saíram da pobreza absoluta.
Não estou aqui para ressaltar os feitos do PT, nem falar dos projetos e sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas para tomar o exemplo deste partido para a nossa realidade em São José do Rio Pardo.
É preciso que haja, em nosso município, diálogo entre as classes sociais para alcançarmos um desenvolvimento sustentável. Assim como temos, em âmbito nacional, os partidos aliados ao governo do PT, é preciso ter na política local uma composição dialogável e diversificada.
Estamos passando por momentos de crise, não apenas da ordem econômica, mas crises na educação, na família, entre outros; e podemos diminuir os problemas a partir de uma administração não autoritária; que saiba ouvir os vários seguimentos da sociedade.
Observo, às vezes, muita competição e pouca cooperação, muita quantidade e pouca qualidade, muito autoritarismo e pouca parceria. O PT cresceu, passou por problemas, assim como qualquer outro partido, mas com muita sabedoria fez política para melhorar a vida de todos. A história deste partido mostra que é possível administrar democraticamente.
Que os grupos políticos de São José do Rio Pardo aproveitem esta data para refletir sobre como contribuir para melhorar a vida da população, em especial daqueles que mais precisam. Cabe lembrar que para quem mais precisa o que importa é o que foi feito, e não quem fez.

Nenhum comentário: