Brasão eclesial do Abade Dom Paulo Celso Demartini


Dom Abade Paulo Celso Demartini O. Cist., Abade eleito

DESCRIÇÃO HERÁLDICA

ESCUDO:
Partido;
I – De preto com uma banda enxadrezada, de duas linhas, de preta e de vermelha, acompanhada, em chefe, de um coração de ouro, rematado por uma cruz do mesmo metal e no contrachefe, por outro coração de ouro, igual ao primeiro, também rematado por uma cruz do mesmo metal.

II – Cortado;
1º, em campo de ouro, com cinco montes de prata, dispostos em triângulo eqüilátero, com vértice para cima, atravessados por uma asna de vermelho; o monte central é rematado por uma águia de preto, estendida; 2º, uma faixa de prata, sendo o traço superior reto e o traço inferior, ondado. Sob a faixa, campo de azul centrado por uma flor-de-lis de prata.

INSÍGNIAS:
Chapéu prelatício de preto, forrado de vermelho, do qual pendem três fileiras de borlas do primeiro esmalte; báculo de ouro, posto em pala, preso por uma fita de vermelho, a um véu branco, ornado do mesmo metal.

LEMA:
“PIUS PATER” – Tradução: Pai Amoroso, Pai Piedoso e Pai Misericordioso. (Prólogo da Regra de São Bento, versículo primeiro). Este lema está inscrito de preto, em letras romanas e maiúsculas, sobre um listel branco, forrado de azul, colocado em baixo das seis borlas inferiores da insígnia.

COMENTÁRIO SIMBÓLICO
O Primeiro campo do partido ostenta a banda enxadrezada de prata e de vermelho, sobre o campo de preto, principais símbolos da Ordem Cisterciense, aludindo a São Bernardo, à qual pertence o Abade. Este campo é completado por dois corações de ouro, rematados, respectivamente, por duas cruzes do mesmo metal e, são alusivos ao lema abacial. O primeiro coração com a cruz, ressalta os predicados de Amor Caridade, de Piedade e de Misericórdia do Pai Eterno. O segundo coração retrata o Deus Criador, origem de nossas vidas visando a nossa salvação.
O segundo campo do partido, da águia e da flor-de-lis, reproduz o escudo da Família Demartini, que individualiza o Abade, na sua origem prosapial. É o escudo da estirpe Demartini da região de Treviso na Itália, conforme notas documentais de propriedade do Abade. Por feliz oportunidade, este escudo apresenta a flor-de-lis sobre campo azul, emblema principal da pureza de Nossa Senhora, Padroeira da Abadia e devoção do Abade, embora o significado das figuras deste campo fale, apenas, do histórico familiar, do conhecimento dos seus membros.
A inclusão das armas da prosápia no Brasão Abacial, representa ainda a renúncia do Abade à ufania dos fatos memoráveis da sua estirpe na vida temporária, ainda que, reitere seu valor da sua linhagem, para se entregar ao Serviço do Senhor no ministério monástico por sua grande vocação.
E é proclamando os dons de Deus em sua Caridade e Misericórdia, consoante o enunciado bem expresso no seu lema Abacial “Pius Pater”, que fica a devoção ao Pai Criador e a sua Igreja imortal.

Nenhum comentário: