Alunos participam de palestra motivacional


O psicólogo Carlos Eugênio falando com os alunos da Feuc

Na quarta-feira, 11, o psicólogo Carlos Eugênio Alves esteve na Faculdade Euclides da Cunha (Feuc) falando sobre a importância do amor à profissão e os desafios do professor na sala de aula. Além do atendimento clínico, Alves é consultor de Recursos Humanos e professor de filosofia. Participaram da palestra alunos dos cursos de história, letras, geografia, artes, biologia e também professores.
Falou da forma como são recebidos os gestos afetivos, culturais e até transcendentais durante o período de formação do ser humano. De pendendo da forma como é transmitido poderá refletir negativa ou positivamente no comportamento da pessoa – no caso o aluno.
Segundo o palestrante, na parte afetiva, a criança tem que ser bem recebida dentro dos laços familiares - da concepção ao nascimento. Já no âmbito cultural, destacou o comprometimento dos professores em transferir o acumulo de conhecimento ao aluno ainda em formação e, finalmente, a importância de se compartilhar as experiências transcendentais, que podem ser entendidas como a fé a uma força sobrenatural, um Deus. Para o psicólogo, ser um bom profissional é também ter um bom jogo de cintura para lidar com a diversidade. “Enquanto estudante é importante que se queira aprender, quem não quer ficará para trás e será um professor medíocre. Por outro lado, o desafio de quem está ensinando é motivar quem está aprendendo, é fazer com que ele deseje o saber”, disse.
Ainda na linha motivacional, falou da necessidade de se colocar o coração no desenvolvimento do trabalho. “Quem faz mal feito terá problemas e terá que fazer novamente. É claro que a dificuldade sempre existe, mas quando se tem amor às coisas, elas se tornam mais fáceis”.
Por fim, explicou que o aluno de hoje é o professor de amanhã, e se ele não gosta de aprender, também não irá gostar de ensinar. “É a dialética do ensino. O aluno deve se encantar com o professor que para transmitir o conteúdo, tem que estar feliz com o que está fazendo. É através dessa troca que se construirá um profissional comprometido com o conhecimento e com a transformação”.

Nenhum comentário: