As vantagens dos convênios aos servidores

Fala Sério - Boletim Informativo do Sindicato dos Servidores Públicos

O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos vem trabalhando constantemente na construção da qualidade de vida do funcionalismo público municipal. Com pouco mais de 900 servidores sindicalizados, sua sede está localizada na Praça da Bandeira, número 13, no centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
De acordo com o presidente Roberto Taujanskas Bittencourt, o Betão, o Sindicato não é um órgão sisudo que fica apenas reclamando, ele também articula atividades e facilita aquisições de produtos e prestação de serviços aos servidores que dele fazem parte, e também integra a categoria com eventos anuais de confraternização.
“Temos convênios com mais de 150 empresas, inclusive com algumas de outras cidades. O uso do convênio é uma boa alternativa para os sindicalizados, pois possibilita com que ele pague menos por um serviço ou um produto de qualidade, às vezes até parcelado. Por outro lado, o comerciante tem certeza que receberá pelo que foi vendido ou prestado, já que a parcela é descontada direto da folha de pagamento do servidor e o Sindicato tem o compromisso de repassar o pagamento em dia ao comércio”, explicou.
Além disso, o Sindicato oferece assistência jurídica gratuita, convênios com a Saúde e ainda convênio odontológico. “No caso do plano de saúde, o funcionário paga apenas R$ 36 pela consulta”, explicou a vice-presidente Cleonice Aparecida Ludovique Callegari.
Outros convênios
Os servidores também têm direito a aulas de dança contemporânea, dança do ventre, ginástica localizada, aeróbica e jazz. Os interessados (as) devem procurar o Sindicato ou dirigir-se até academia, na rua Itália, 60, no bairro Santo Antônio, para inscrever-se em uma das modalidades.
Outro benefício bastante requisitado tem sido o corte de cabelo, gratuito, masculino. Segundo Cleonice, a parceria com o salão de beleza Espelho Mágico está para ser fechado nos próximos dias, com isso, o público feminino também passará a ser beneficiado.
Diferente da barbearia, no salão de beleza será sorteado mensalmente, através do cadastro interno do Sindicato, nove pessoas que poderão usufruir dos serviços de manicuri, pedicuri, corte de cabelo, pintura, banho e outros.
Para aqueles que pretendem ingressar em um curso superior ou que tenha um filho (a) com idade de ir para faculdade, o Sindicato oferece a opção de estudar na Unifeob, em São João da Boa Vista, com 30% de desconto. “Em breve estaremos procurando a direção da Feuc para que se torne uma de nossas parceiras e contribua ainda mais para a qualificação dos servidores do município. Também contatamos a Unip, mas infelizmente ela não mostrou interesse”, disse Betão.
“O convênio com a Unifeob foi uma das grandes conquistas, pois possibilita que a família do servidor dê um salto de qualidade de vida através da formação e capacitação, seja dele ou de seu filho. Para alguns, seria impossível cursar o ensino superior sem esse desconto”.
Muitas vezes o Sindicato também acaba realizando trabalhos assistenciais aos servidores com dificuldade. “Eles nos procuram para socorrê-los de situações emergenciais, e não são poucos. Atribuímos esse problema ao descaso da administração anterior que arrochou os salários da categoria nos últimos anos. Tivemos perdas consideráveis se compararmos com os aumentos do salário mínimo nacional”, disse Cleonice.
Cleonice lembrou também dos convênios com escolas profissionalizantes na área de informática, com desconto de até 50%. “São mecanismos que contribuem para capacitação do servidor e sua família”, comenta.
Reivindicações
Alguns pontos cruciais vêm sendo debatidos constantemente pela direção do Sindicato e passarão a ser cobrados do atual prefeito de forma enfática, é o caso do pagamento da aplicabilidade e também o reajuste dos funcionários a partir de maio – data base dos servidores.
“Queremos que o prefeito conceda, no mínimo, o mesmo índice do nível nacional. Mas o ideal é que o executivo cumpra o que prometeu em campanha: elevar a partir de janeiro de 2009 o menor salário para R$ 656”. A criação do Plano de Carreira dos Servidores e a Reforma Administrativa também são pontos importantíssimos que já estão na pauta de discussão do Sindicato e também será cobrado do prefeito nos próximos dias.
Alguns dos convênios do Sindicato
Açougue, advogados, médicos, dentista, lojas de calçados e de roupa, massagista, lanchonete, papelaria, lojas de brinquedos e presentes, psicólogos, supermercados, veterinários, faculdade, fonoaudiólogos, mecânico, óticas e outras empresas mais.

Nenhum comentário: