Fundação de Pesquisa e IAC formalizam parceria


Reunião na Cooxupé para a assinatura do convênio

A Fundação de Pesquisa e Difusão de Tecnologia Agrícola “Luciano Ribeiro da Silva”, formalizou nesta semana o convênio de cooperação de pesquisas com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
A assinatura do convênio foi na última segunda-feira, 26 de maio, durante reunião na Cooxupé. O ato teve a participação de representantes do Sindicato Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Secretaria Municipal de Agricultura, Cooxupé, Pólo Regional da APTA (Mococa).
O prefeito João Santurbano esteve na reunião, assinando o convênio juntamente com a presidente da Fundação, Giuliana Menconi Breda. O documento também teve assinaturas do diretor de administração superior do IAC, Eduardo Antonio Bulizani e do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), João Paulo Feijão Teixeira.
O convênio assinado na segunda-feira formaliza a parceria de extensão de pesquisas entre o IAC, a APTA e a Fundação de Pesquisa nas áreas de hortaliças e café, que vêm sendo realizadas há alguns anos. Os estudos são principalmente sobre adensamento de café e plantio direto de cebola, com a adoção de técnicas inovadoras, que preservam solo, aumentam a produção e a qualidade dos produtos.
“O papel da Fundação tem sido o de levar, para mais próximo do produtor, as respostas para as questões em que ele enfrenta maior dificuldade no dia a dia”, disse a presidente da Fundação de Pesquisas, Giuliana Breda. Segundo destacou, desde que as atividades foram iniciadas, tem crescido o interesse dos agricultores pelas pesquisas elaboradas através da Fundação.
Além das pesquisas com as hortaliças, como cebola, e do café, Giuliana disse que há interesses de produtores na área de fruticultura, principalmente o maracujá e disse que há possibilidade de serem iniciados estudos nesta área. “Só temos a agradecer ao IAC, pela oportunidade de nos permitir esta parceria”, completou.
O coordenador da APTA, João Paulo Feijão Teixeira, sugeriu que o município faça um levantamento de demandas tecnológicas na agricultura local, de forma a serem iniciados novos estudos para beneficiar os produtores. “Sendo identificados quais são os interesses dos produtores, isso pode ser trabalhado futuramente, sendo, pois, objeto de estudos para atender a demanda”, disse.
O prefeito João Santurbano destacou o papel da Prefeitura no apoio às atividades da Fundação de Pesquisas, destacando que a administração tem sido atuante desde os primeiros trabalhos, que levaram à aquisição da área onde está localizada a Fundação. “Os municípios nem sempre têm condições de tocarem sozinhos os seus projetos, de modo que a parceria com o IAC vem a contribuir com as atividades da Fundação de Pesquisa e, portanto, a Prefeitura tem direcionado seus esforços para que este projeto obtenha sempre bons resultados”, declarou na reunião.
Segundo lembra o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Luís Roberto de Oliveira, as técnicas estudadas na Fundação de Pesquisa visam não apenas a melhoria da produção como também a preservação ambiental, tanto nas áreas da cafeicultura quanto no setor de hortifruti.

Nenhum comentário: