São José do Rio Pardo está fazendo uma campanha para dar o destino correto para os equipamentos eletrônicos que estão fora de uso e não podem ser descartados em lixo comum.
O ponto de coleta está fixado na Câmara de São José do Rio Pardo, praça dos Três Poderes, 2. A atividade, que rendeu até matéria na EPTV Central, é uma iniciativa do Comitê Organizador do Fórum Social da Mogiana, ETEC Paula Souza e Câmara. De acordo com o professor e coordenador do projeto, Ronaldo Luiz de Paula, o objetivo é levar conscientização para os moradores. “Para as pessoas criarem o hábito. Ao invés da pessoa descartar de modo incorreto, que traga para a gente. A gente faz uma triagem completa na ETEC de todos os materiais e uma empresa faz a coleta e reaproveita adequadamente”, disse.
Paula ainda destaca a importância do descarte correto de pilhas e baterias. “A gente não deve descartar em lixo comum, sempre em um lixo correto. E nós estamos fazendo essa coleta”, explicou. Segundo o Coordenador Pedagógico da Paula Souza, professor Carlos Onofre de Paula, o projeto começou a ser implantado pela unidade de São José do Rio Pardo este ano dentro da própria escola. “Primeiro fizemos a conscientização de nossos alunos, dos três períodos, e agora com essa parceria com o Fórum e com a Câmara, estamos levando a nossa ideia para fora da instituição”.
O professor Ronaldo explicou que o resíduo ou lixo, é qualquer material considerado inútil, supérfluo, ou sem valor, gerado pela atividade humana o qual precisa ser eliminado ou descartado. “Já o lixo tecnológico é o nome dado aos resíduos oriundos da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos como televisores, computadores, celulares, placas eletrônicas diversas, pilhas, dentre outros”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário