Cerca de 400 pessoas provenientes de 44 municípios do Estado de São Paulo compareceram, na tarde de sábado, 5, à plenária do mandato do deputado federal Paulo Teixeira, realizada no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.
Ismar Ernani, de Divinolândia, e Miguel Paião, de São José do Rio Pardo, respectivamente coordenador e vice-coordenador da Macrorregião, também estiveram presentes ao evento juntamente com representantes das cidades de São João da Boa Vista, Itobi, Estiva Gerbi, Santo Antônio do Jardim, Vargem Grande do Sul e Aguaí.
A plenária teve como objetivo fazer um balanço das ações do mandato do parlamentar neste ano de 2011, além de estabelecer diretrizes a serem seguidas nos próximos meses.
De início, o evento, que foi dividido em três mesas de discussão coordenadas pela Secretária de Movimentos Sociais do DM PT-SP, Célia Assumpção, contou com a presença do senador Eduardo Suplicy, que, em razão de compromissos previamente agendados, não pôde acompanhar os debates da tarde.
Segundo o ex-porta-voz da Presidência da República, André Singer, a boa política se faz com cabeça fria e o coração quente. “Por isso é preciso muita lucidez para se tomar algumas decisões, e não podemos cometer os mesmos erros dos socialistas europeus que aderiram ao neoliberalismo, se isso ocorrer o Brasil ficará sem alternativa”.
André Singer parabenizou a atuação do deputado na liderança do PT. “Paulo Teixeira tem a capacidade de agregar pessoas e passou no teste da liderança ao conduzir as discussões da reforma política, do código florestal, dentre outras”.
Para Paulo Scromov, militante e fundador do Partido dos Trabalhadores, diante a falência do socialismo e do comunismo na Europa, o PT é uma responsabilidade enorme que coloca uma referência para o mundo. “E temos que ter consciência disso”.
Paulo Teixeira - Em sua fala, Paulo Teixeira destacou os inúmeros avanços pelos quais o Brasil passou nestes 10 primeiros meses do governo da presidenta Dilma, que se consolidou como líder dos brasileiros e brasileiras.
Segundo o parlamentar, a presidenta mostrou personalidade no comando do país. Além de adotar uma política monetária mais eficiente para abaixar a taxa de juros do Brasil, Dilma conseguiu atender à pauta política e cumprir promessas de campanha. Traçou as metas para um programa de erradicação da miséria, aumentou o programa Bolsa Família, assinou uma política de aumento real de 30% do salário mínimo até 2014, combateu a entrada de drogas pelas fronteiras brasileiras, enfim, implantou um padrão republicano de governabilidade e, por isso, sua figura tem ampla aceitação social.
Paulo Teixeira também traçou as prioridades que a bancada do PT na Câmara, junto ao Governo Dilma, deve seguir nos próximos meses. Entre elas, estão: a completa erradicação da miséria; a diminuição da jornada de trabalho; o fim do trabalho escravo; a melhoria na qualidade da educação; a universalização do acesso à creche; o investimento em Ciência e Tecnologia, passando a uma economia do conhecimento; a qualificação do sistema de saúde, com uma nova fonte de financiamento; a melhoria da segurança no país; a preocupação com o crescimento sustentável; a democratização dos meios de comunicação; a plena implementação da Comissão da Verdade; a realização das reformas política, tributária e do Estado brasileiro; e a vitória de um candidato do Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2012. “Precisamos botar uma estrela no peito e ir para a guerra”, finalizou Paulo Teixeira.
No final, o ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, deixou a mesa e o público ao fazer um breve relato da história da militância do parlamentar e do seu filho Pedro, falecido em 2009, e principalmente da retidão e luta do deputado. “Paulo Teixeira é uma dessas pessoas iluminadas que pode vir a ser um vice-prefeito, prefeito, um senador, um vice-governador, governador e até um presidente da república. Mas Paulo, se você não for nada disso, não tem nenhum problema, o importante é você continuar sendo essa referência de caráter e de militância, um companheiro leal e amigo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário