Atividade Paranormal – Assustador


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Imagine colocar uma câmera ligada a noite toda enquanto você dorme. Será que estamos sozinhos? Será que realmente é tudo tranqüilo enquanto descansamos? O casal Micah e Katie são a prova, pelo menos cinematográfica, de que nem tudo é o que parece ser.
Ao estilo Bruxa de Blair, o terror psicológico do estreante Orien Peli, produtor de videogames que escreveu e dirigiu o roteiro, consegue ser terrivelmente assustador sem mostrar uma única cena apelativa.
Micah compra uma câmera para provar que os fenômenos paranormais presenciados por sua namorada são reais. Com o instrumento em mãos, ele filma as ações mais rotineiras do casal em esperança de que o suposto fantasma mostre suas ações.
A história toda se passa dentro de uma casa e há somente quatro personagens durante o longa toda (seriam cinco se contássemos o responsável pelas manifestações demoníacas). Seguindo a fórmula eficiente de Daniel Myrick, roteirista e diretor de A Bruxa..., Atividade Paranormal tenta induzir o público a acreditar que a história é real, e isso funciona. Por alguns momentos nos sentimos como verdadeiras testemunhas de um fato real, ocorrido em algum lugar do planeta, com pessoas inocentes vítimas de um mundo desconhecido. Além da forma como é filmado (câmera trêmula e imagens muitas vezes ruins), há também a aparição de agradecimento a família supostamente afetada pela história logo nos créditos iniciais do filme e um final em forma de documentário que deixa uma grande interrogação na mente das pessoas.
Esse filme que, cá entre nós, custou a bagatela de U$ 15 mil, valor que representa um baixíssimo orçamento quando o assunto é Hollywood, pode, até o fim da temporada, se tornar um dos mais rentáveis em bilheteria. Outra curiosidade está no fato de que Steven Spielberg, dizem por aí, assistiu, gostou e aconselhou Orien a mudar o final da história para possibilitar uma futura continuação. Para amantes do frio na barriga, é um assunto obrigatório (dizem que haverá continuação e que esta já está em andamento – embora duvide que irão conseguir fazer outra obra como esta). É um longa sombrio, perturbante, assustador.

Nenhum comentário: