Prefeitura inícia limpeza da área da futura Estação de Tratamento de Esgotos


Ainda sem verbas para a obra, prefeito João Santurbano e o secretário de obras Mário Gusmão no local onde deverá ser construída a estação de tratamento de esgoto


A Prefeitura de São José do Rio Pardo adquiriu a área para implantar, futuramente, a Estação Tratamento de Esgotos (ETE), obras que deverá resultar na realização do Projeto Global de Saneamento, tratando cem por cento do esgoto em São José. Todo o projeto, elaborado através da Secretaria Municipal de Planejamento Obras e Serviços, já foi aprovado em todas as esferas de governo, órgãos ambientais e Ministério Público.
A Prefeitura deu início nesta semana aos trabalhos para limpeza da área onde será instalado o sistema de tratamento e os serviços iniciais consistem na preparação da área para terraplanagem. No local serão ainda plantadas árvores com o objetivo de se formar um cinturão verde, de acordo com as normas ambientais vigentes, para a eliminação de odores.
O prefeito e o secretário municipal Mário Gusmão (Obras e Serviços) vistoriaram os trabalhos nesta sexta-feira, ocasião em que discutiram a implantação de acessos para a área das obras entre outros serviços a serem executados no local.
“Já avançamos muito com este projeto de saneamento, a começar pela sua elaboração e conseqüente aprovação junto aos órgãos competentes, processos extremamente demorados e que demandaram recursos do município. Agora, adquirimos o terreno para instalar a ETE e vamos preparar esta área para a obra futura”, destaca Mário Gusmão.
Segundo observação do prefeito João Santurbano, a concretização do projeto depende de recursos na ordem de R$ 26 milhões, montante que tem sido pleiteado pelo município junto ao Governo Federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas sem nenhum resultado positivo.

Nenhum comentário: