CULTURA


Dicas de filmes

Carol Ortiz


Cena do filme Antes do Amanhecer


Final de semana chegando, muitos viajam, outros vão para a balada e há aqueles que preferem o conforto do lar. Colocam o pijama na sexta e só tiram na segunda para trabalhar. E o que fazer em casa? A resposta geralmente é: filmes, filmes, filmes.
Exatamente para esses cinéfilos, selecionamos alguns títulos para pirar, viajar e namorar. Confiram:

PARA ASSISTIR NAMORANDO
1.Antes do Amanhecer: filme de 1995, sensível, totalmente poético e inteligente. Casal se conhece num trem na Europa e têm somente uma noite para viver toda a história. Não espere um filme para relaxar, porque o longa é recheado de diálogos inteligentes, forçando a reflexão.

2.Uma casa no fim do mundo: Maravilhoso! É um conto de amor completamente incomum (mas, profundo e cheio de beleza e poesia). Bobby e Johnatan se conhecem na infância e passam longos anos distantes. Já adultos se reencontram em Nova York e juntos convivem com Claire, uma mulher nada convencional. Experimentam, então, um romance encantador.

3.O segredo de Brokeback mountain: eis um filme que te faz suspirar e desejar profundamente sentir e viver um amor igual. Com a temática gay, conta a história de dois cowboys que passam 60 dias isolados numa montanha. Heath Leadger merecia todos os prêmios possíveis, pois está excelente (reparem na cena em que está ansioso esperando, após anos, o reencontro com Jack. Perfeito).

PARA ASSISTIR COM OS FILHOS
1.Labirinto, a magia do tempo: filme de 1986, foi relançado em DVD pela Columbia Home Vídeo. É a fantástica história de Jareth, rei dos duendes, que seqüestra Toby. Para salvá-lo, Sarah, a irmã mais velha, tem que atravessar um labirinto cheio de criaturinhas adoráveis.

2.A história sem fim: Se você é da geração Infância 80, com certeza já viu esse filme. Bastian encontra um livro e precisa literalmente viajar na história para salvar as personagens.

PARA ASSISTIR E CHORAR
1.Cinema Paradiso: filme italiano de 1989, conta a história de Totó, um menino que tem como melhor amigo o projecionista do cinema local, Alfredo. Já adulto, Totó recebe a notícia de morte de Alfredo e precisa voltar a sua cidadezinha da infância. Preparem os lenços.

2.Forrest Gump, o contador de histórias: um doce esse longa de 1994, emociona e faz rir. Forrest, um garoto com dificuldades mentais, vive e influencia acontecimentos marcantes em todo mundo. Como Gump mesmo dizia "A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar".

FILME PARA RIR E GARGALHAR
1.Café da manhã em Plutão: Patrick ou Patrícia (como preferir) é um adorável e maluquinho menino, que se transforma em uma maravilhosa travesti que vai até Londres procurar a mãe que o abandonou ainda bebê. Não é um filme sobre sexualidade, mas sim sobre como encarar a vida, resolver problemas e nunca, jamais, desistir. Lindo.

2.Procurando Nemo: animação que dispensa comentários. Marlin sai em busca de Nemo que está desaparecido. Com gargalhadas garantidas, tira sua melhor risada quando Dory fala baleeis.

FILME PARA CHOCAR
1.Requiem para um sonho: Jared Leto (Alexandre) é usuário de heroína e vira traficante junto com seu melhor amigo e a namorada. A história é contada paralelamente entre o trio e a mãe de Jared que é viciada em anfetaminas. A questão é: você controla sua vida?

2.Nó na garganta: um dos filmes mais angustiantes que já assisti. Francis, um garoto de 12 anos, apresenta sua sofrida, angustiante, fantasiosa e dolorosa vida até um desfecho não muito previsível.

FILME PARA PIRAR
1. Corra Lola Corra: filme alemão de 1998, mostra Lola correndo (e muito) para ajudar o namorado. O filme é só isso, mas a cada milímetro mudado em seus atos, resulta num desenrolar diferente da história (teoria do caos pura). É piração!

2.Cova Rasa: três amigos moram juntos e convidam um quarto a dividir aluguel com eles. Porém, o improvável acontece: ele é encontrado morto, deixando uma maleta cheia de dinheiro. A partir daí inicia-se uma história que vai do terror psicológico ao humor absurdo na medida certa.

3.Nicotina: filme argentino, conta histórias que se entrelaçam tendo o cigarro como ponto incomum. Pirado!

UM MUSICAL
1. Moulin Rouge: Nicole Kidman e Ewan McGregor dão show nesse musical. O visual é completamente surreal (reparem no elefante) e a trilha é excelente (aquele tango com a letra do The Police...). Christian é um escritor pobre que se apaixona por Satine, vivendo um romance cheio de vilões e encanto.

Boa sessão de cinema!!! Divirtam-se...

Nenhum comentário: