Eleitores renovam 50% da Câmara Municipal de São José

Em tese, João Cunha terá maioria política; Zé Rueda, Luiz Paulo e Paulão da rádio não entraram

As eleições de 5 de outubro mudaram metade dos vereadores que vão representar a população no Legislativo rio-pardense. Dos dez vereadores atuais, cinco não foram reeleitos e deixarão a vaga para pessoas ainda sem experiência na “casa do povo”.

Os reeleitos são: Lúcia Libânio (PTB), Marcio Callegari Zanetti (PTB), Marquinhos Zanetti (PSDB), Marco Gumieri Valerio, Caco (PSDB) e Amilton Pizzoli (PV).

Os cinco novos, que assumem o mandato em 2009, são: Vicente Rodrigues (PMDB), Cláudio de Lima (PV), José Antonio Tobias (PSB), Daniel Martins de Moraes, Daniel da farmácia (PSC) e Rosângela Berti (PMDB).

Esta composição partidária dá ao futuro prefeito João Cunha (PMDB) maioria parlamentar para governar São José. Isso, porém, só vale se os partidos aliados como PTB, PSB e PSC mantiverem o apoio após a posse, em janeiro. O salário de cada vereador, em 2009, será de R$ 2,88 mil em valor bruto.

Quase – A renovação na Câmara rio-pardense causou também a exclusão do cargo de representante popular de nomes já bastante conhecidos como Luiz Paulo Cobra Monteiro (PSB) e José Rueda (PV), além de Paulo Sérgio Rodrigues, Paulão da rádio (PSDB), que tentava voltar a ser vereador.

Paulão ocupou o cargo de vice-prefeito na gestão atual, encabeçada por João Santurbano. Em 2000, última eleição que tentou a Câmara, Paulão foi eleito com 1.471 votos – neste ano, conseguiu 598 e fica como suplente do partido. Os três candidatos, como suplentes, podem assumir os cargos em caso de licença ou morte dos titulares.

Três dos atuais dez vereadores não estarão no cargo na próxima gestão: Paulo César Vedovato (PV), Ismael Batista da Silva (PV) e Reinaldo Milan (PV). Vedovato teve 382 votos e ficou longe da vaga, mas teve desempenho melhor que o colega Ismael, que conseguiu 246 votos. Até setembro, Ismael tentava manter o mandato, cassado pela Justiça eleitoral por infidelidade partidária: ele deixou o PSB e entrou no PV.

Milan - No caso de Reinaldo Milan, o vereador trocou a reeleição pela vaga de candidato a vice-prefeito na chapa de Lupércio França Torres, Lupercinho (PSDB). Acostumado a ser o campeão de votos na Câmara, Milan ficou com o segundo lugar na disputa pela Prefeitura. A candidatura teve 9.346 votos, mais de 7 mil votos atrás do vencedor, João Cunha.

Nenhum comentário: