O professor Antônio Vicente Golfeto confirmou presença na terceira edição do Fórum Social da Mogiana (FSM), que este ano será realizado entre os dias 27 e 30 de outubro em São José do Rio Pardo. As duas primeiras edições aconteceram no mês de maio. O evento é realizado pelo Comitê Organizador e a Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) com apoio da Prefeitura de São José do Rio Pardo por meio do Departamento de Esportes e Cultura (DEC) e da Secretaria de Turismo.
Golfeto estará no sábado, 29, a partir das 16h no Salão Nobre da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) com a palestra “A importância da integração regional dos municípios dentro do novo contexto nacional”.
Ele é articulista do Jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, comentarista do Jornal da Clube, emissora afiliada a Rede Bandeirantes e há quarenta e seis anos, assessor do Instituto de Economia da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto. Também é autor do livro “Um olhar sobre o Mundo”. Os textos foram escolhidos entre quase três mil publicados em sete anos em variados veículos de comunicação. Cada um dá uma amostra aos leitores do conhecimento e do espírito crítico de Golfeto, que se destaca com seu talento de organizar ideias com simplicidade e clareza, o que possibilitou que ele se tornasse um grande orador e palestrante.
Segundo Miguel Paião, membro da coordenação do evento, a novidade deste ano será a participação das escolas. “Procuramos abrir mais as discussões para que o evento se torne ainda mais social e democrático. Desde o início dos preparativos do Fórum de 2011 estamos dialogando com as escolas “Dr. Cândido Rodrigues”, “Euclides da Cunha”, “Laudelina de Oliveira Pourrat” e “Stella Couvert Ribeiro” e, por último, tivemos a grata surpresa da participação também da Escola Técnica Paula Souza. E o mais importante, em todas as reuniões os representantes de cada escola deram ideias, sugeriram temas e nomes para construção do evento”.
O Fórum Social da Mogiana (FSM) é um espaço aberto de encontro plural e diversificado que pretende estimular, de forma descentralizada, o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências em ações concretas pela construção de um mundo mais solidário e justo. Temas como educação ambiental, reciclagem, integração regional, políticas públicas para juventude, discriminação nas escolas e o problema da proliferação do crack na sociedade serão trabalhados no Fórum deste ano.
Várias personalidades reconhecidas já participaram dos fóruns anteriores, entre eles: os jornalistas Alípio Freire e Cristiano Navarro, os deputados Paulo Teixeira e Simão Pedro, os senadores Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy.
O evento conta com a parceria do jornal da Silva, Mixagem Web Rádio, Portal Rio Pardo, agência Rossi & Salles, Associação Comercial e Industrial (ACI) e Câmara Municipal. A programação completa será divulgada nos próximos dias.
Antônio Vicente Golfeto
Antônio Vicente Golfeto nasceu em Ribeirão Preto em 14 de novembro de 1942. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Antonio Diederichsen, onde concluiu o curso primário. De lá, foi estudar no Instituto de Educação “Otoniel Motta”, onde cursou o colegial. É formado em Direito pela segunda turma da extinta Associação de Ensino de Ribeirão Preto, hoje Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Iniciou Economia na Instituição Moura Lacerda, mas não concluiu o curso. Ingressou na ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) em 1965, no Departamento Jurídico. Sua carreira como advogado foi curta. Sem vocação alguma, resolveu tomar outro rumo na vida. Em 1966, entrou para o Institudo de Economia da ACIRP, onde está até hoje. Neste mesmo ano foi eleito o vereador mais votado pelo PTN (Partido Trabalhista Nacional). Foi vereador por mais de uma legislatura, até deixar a vida política, em 1988. Sempre gostou de ler e escrever. Profissionalmente nas letras, começou fazendo reportagem no jornal A Cidade; depois ganhou coluna de economia e finanças. No final dos anos 80, passou a ser comentarista econômico nos jornais da extinta TV Ribeirão (hoje EPTV). Atualmente, além de articulista do Jornal A Cidade, é também comentarista do Jornal da Clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário