Criada pela atual administração, a missa campal em louvor a Nossa Senhora Aparecida tem se tornado tradição em São José do Rio Pardo. Ela é celebrada no Recanto Euclidiano sempre no dia 12 de outubro – dia da Padroeira do Brasil. Este ano, mais de duas mil pessoas estiveram presentes na manhã do feriado. É a terceira vez que ela é realizada no local (2009, 2010 e 2011), sempre sob coordenação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Departamento de Esportes e Cultura (DEC) da Prefeitura de São José do Rio Pardo. O prefeito João Luís Cunha, sua esposa e filhos, e também vereadores e vários secretários e diretores do município participaram da celebração.
Em 2009 a Secretaria e DEC. Representando Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, pescadores que encontraram a imagem da Padroeira do Brasil nas águas do Paraíba do Sul, em 1717, um barco com três homens subiram o rio Pardo acompanhado de outras três embarcações até o Recanto Euclidiano – onde uma multidão lhe aguardava. A imagem foi recebida pelo prefeito João Luís e pelos atiradores do TG 02-038 e depois levada até o altar que foi montado sobre o mausoléu onde está sepultado o escritor Euclides da Cunha. De lá o Cônego João Antônio Darcie conduziu a celebração auxiliado pelo padre Celso Brás e pelo Irmão Rodrigo, da comunidade Deus Proverá. Após a celebração, a santa foi levada em procissão, em caminhão do Corpo de Bombeiros até a Matriz de São José.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Quessada, que nos três anos consecutivos conduziu a embarcação com a imagem da santa lembra que no primeiro evento, em 2009, não havia 50 pessoas. “Em 2010 havia um público de aproximadamente mil e quinhentas pessoas e este ano o número aumentou substancialmente”.
Na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bonsucesso, o movimento de fiéis foi intenso o dia todo, a começar pela primeira missa celebrada às 5h. Centenas de pessoas passaram pelo local para agradecerem às bênçãos e louvar a padroeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário