Durante o 2º Fórum Social da Mogiana (FSM), em São José do Rio Pardo, na noite de sexta-feira, 11 de junho, o senador Aloizio Mercadante afirmou que a Região da Mogiana, no interior de São Paulo, merece um campus de universidade estadual. "Não é possível a Mogiana não ter um campus universitário estadual. Tem que ter, vai ter", disse o senador. "Gostaria que ficasse registrado que essa idéia foi lançada e consolidada neste Fórum, tão importante para o debate sobre a integração das 21 cidades da região", acrescentou.
Acompanhado pelo prefeito de São José do Rio Pardo, João Luís Soares da Cunha, do deputado estadual Simão Pedro, da reitora da Faculdade Euclides da Cunha (Feuc), Isabela Bozzini, entre outras autoridades e lideranças regionais, Mercadante ressaltou ainda a necessidade de descentralizar e democratizar o investimento em cultura no Estado. "Enquanto a Orquestra Sinfônica de São Paulo tem R$ 250 milhões em três anos, o pólo avançado de Tatuí tem apenas R$ 500 mil. É preciso mudar isso", comentou.
Mercadante ressaltou ainda a necessidade de repensar a segurança pública e o sistema de transportes. "Só trouxeram presídios e pedágios do interior. Há um abuso no preço dos pedágios e isso precisa ser revisto. O transporte coletivo não teve investimentos. E hoje 93% do transporte de cargas é feito por rodovias. A Região da Mogiana, como outras do Estado, já teve uma rede ferroviária fundamental para a sociedade e o desenvolvimento econômico. São Paulo vai retomar seu sistema de ferrovias".
Nenhum comentário:
Postar um comentário