Projeto “Nestlé Conhecendo Arte” traz a São José do Rio Pardo exposição com obras de Picasso e Salvador Dali

O projeto cultural Nestlé Conhecendo Arte realiza em São Jose do Rio Pardo, de 24 de setembro a 20 de outubro, no Mercado Cultural, a exposição “Arte Alimento”, que apresenta 40 reproduções de grandes obras de arte selecionadas pela curadora Katia Canton e propõe a temática alimentos do ponto de vista artístico em vários períodos históricos. Poderão ser vistas obras de artistas como Picasso, Cézanne, Salvador Dali, Guto Lacaz, Andy Warhol e muitos outros.
Segundo Katia Canton, “a ideia de nutrição aparece em imagens de obras artísticas, que vão do Renascimento — quando a agricultura sai do perímetro restrito e auto-sustentável dos feudos medievais e se abre para novos sabores, cores, texturas — até a arte contemporânea, onde comidas são interpretadas pelas complexas lentes dos artistas que habitam nosso mundo globalizado”. Como essa trajetória passa por mudanças radicais na sociedade e é refletida nas artes, a curadora dividiu a exposição em quatro módulos distintos: Frutas e fruteiras, onde é dada especial atenção à técnica das naturezas-mortas, Pão nosso, onde esse alimento é retratado em todas as épocas carregados de conotações simbólicas, Vegetais vs animais, que indica que a alimentação é antes de tudo uma questão de escolha, e, por fim, o módulo Estranhos alimentos, em que artistas recriam a noção de alimentos de forma singular, seja para fazer críticas à alimentação cotidiana, seja para propor uma ideia própria de comida.
Toda essa riqueza de obras e significados é ampliado para o público por meio de um programa de arte-educação que atinge a rede pública de ensino através de um workshop para professores, ministrado pela curadora, e distribuição de livros de estudos especialmente desenvolvidos com o tema da exposição e suas obras. O workshop foi realizado na última quarta-feira, 19, no auditório da Secretaria de Turismo de São José do Rio Pardo, junto a Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato”, Centro.
Mediadores treinados especialmente para esta exposição estão prontos para receber os visitantes e especial atenção é dada a grupos escolares previamente agendados junto à Secretaria de Educação. Outra característica do projeto é a valorização da produção artística das localidades em que se instala – um artista local é selecionado pela curadora e convidado a participar da exposição e figura no livro de estudos. Em São José do Rio Pardo, a convidada é a artista Elisete Ribeiro.
“Democratizar o acesso à cultura é pensar em ampliar os repertórios e espíritos estético e crítico da população em geral. A arte no Brasil está restrita a grandes centros, mas é garantida como bem essencial ao ser humano, portanto nossa proposta é levá-la para todos os cantos do Brasil”, explica Soraya Galgane, diretora da Elo3, realizadora do projeto, que completa: “Exibir reproduções de obras de arte é uma tendência da globalização. Uma oportunidade para que as pessoas conheçam a arte, ampliem seus conhecimentos, seus valores e sua curiosidade pelo mundo”.
“O apoio da Nestlé a projetos como o Conhecendo Arte está alinhado à responsabilidade da empresa em fomentar, divulgar e promover o acesso a produções artísticas diversas, especialmente as que propõem uma reflexão sobre a alimentação, e à nossa plataforma global de responsabilidade social corporativa denominada Criação de Valor Compartilhado”, explica João Dornellas, Vice-Presidente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da Nestlé.  De acordo com a companhia, este conceito fundamenta-se na premissa de que, para o sucesso dos negócios em longo prazo, tão importante quanto gerar valor para os acionistas é gerar valor para a sociedade em que a empresa está inserida.
Nestlé Conhecendo Arte é viabilizado com recursos privados obtidos por meio do Programa de Apoio à Cultura – PROAC, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Além disso, em Araras o projeto é realizado em parceria institucional das Secretarias Municipais de Educação e Cultura. A exposição seguirá depois para Cordeirópolis, São José do Rio pardo e São Bernardo Campo.

Sobre a curadora: Katia Canton
Docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo desde 1993, é PhD em Interdisciplinary Arts pela New York University, Tisch School of the Arts (Nova York, EUA) e mestre em Performance Studies, pela mesma Universidade, onde estudou entre 1987 e 1993. Em junho de 2002 tornou-se Livre-Docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Além da carreira acadêmica, Katia faz curadoria para exposições e projetos de arte, é escritora de livros infanto-juvenis, crítica de arte e colaboradora em diversos veículos de comunicação nacionais e internacionais, como Folha de São Paulo, Revista Bravo! e a revista norte-americana Artforum.

Sobre o artista local: Elisete Ribeiro
Nascida em São Paulo, Elisete Ribeiro foi recebida por São José do Rio Pardo – SP há 21 anos, onde vive até hoje. Formada em artes, atualmente ministra aulas de pintura pelo Departamento Municipal de Cultura da cidade.
Iniciou sua carreira artística pintando paisagens naturais e hoje investiga outros temas como o ser humano, arte sacra, natureza morta e floral. O realismo está presente na maioria de suas obras, acompanhado pelos detalhes que a luz e sombra proporcionam.
Participou em 2012 de concurso do Arroz Matheus, cujo tema foi “A influência da imigração italiana em São José do Rio Pardo, onde conquistou o 2º lugar com a obra “A arquitetura italiana em São José do Rio Pardo”.  
Elisete participa do Conhecendo Arte Nestlé com a pintura “Meios e partes”, que ganha destaque pelas cores vivas e contrastantes utilizadas em sua obra.
_________________

Nenhum comentário: