Projeto “Nestlé Conhecendo Arte” traz a São José do Rio Pardo exposição com obras de Picasso e Salvador Dali

O projeto cultural Nestlé Conhecendo Arte realiza em São Jose do Rio Pardo, de 24 de setembro a 20 de outubro, no Mercado Cultural, a exposição “Arte Alimento”, que apresenta 40 reproduções de grandes obras de arte selecionadas pela curadora Katia Canton e propõe a temática alimentos do ponto de vista artístico em vários períodos históricos. Poderão ser vistas obras de artistas como Picasso, Cézanne, Salvador Dali, Guto Lacaz, Andy Warhol e muitos outros.
Segundo Katia Canton, “a ideia de nutrição aparece em imagens de obras artísticas, que vão do Renascimento — quando a agricultura sai do perímetro restrito e auto-sustentável dos feudos medievais e se abre para novos sabores, cores, texturas — até a arte contemporânea, onde comidas são interpretadas pelas complexas lentes dos artistas que habitam nosso mundo globalizado”. Como essa trajetória passa por mudanças radicais na sociedade e é refletida nas artes, a curadora dividiu a exposição em quatro módulos distintos: Frutas e fruteiras, onde é dada especial atenção à técnica das naturezas-mortas, Pão nosso, onde esse alimento é retratado em todas as épocas carregados de conotações simbólicas, Vegetais vs animais, que indica que a alimentação é antes de tudo uma questão de escolha, e, por fim, o módulo Estranhos alimentos, em que artistas recriam a noção de alimentos de forma singular, seja para fazer críticas à alimentação cotidiana, seja para propor uma ideia própria de comida.
Toda essa riqueza de obras e significados é ampliado para o público por meio de um programa de arte-educação que atinge a rede pública de ensino através de um workshop para professores, ministrado pela curadora, e distribuição de livros de estudos especialmente desenvolvidos com o tema da exposição e suas obras. O workshop foi realizado na última quarta-feira, 19, no auditório da Secretaria de Turismo de São José do Rio Pardo, junto a Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato”, Centro.
Mediadores treinados especialmente para esta exposição estão prontos para receber os visitantes e especial atenção é dada a grupos escolares previamente agendados junto à Secretaria de Educação. Outra característica do projeto é a valorização da produção artística das localidades em que se instala – um artista local é selecionado pela curadora e convidado a participar da exposição e figura no livro de estudos. Em São José do Rio Pardo, a convidada é a artista Elisete Ribeiro.
“Democratizar o acesso à cultura é pensar em ampliar os repertórios e espíritos estético e crítico da população em geral. A arte no Brasil está restrita a grandes centros, mas é garantida como bem essencial ao ser humano, portanto nossa proposta é levá-la para todos os cantos do Brasil”, explica Soraya Galgane, diretora da Elo3, realizadora do projeto, que completa: “Exibir reproduções de obras de arte é uma tendência da globalização. Uma oportunidade para que as pessoas conheçam a arte, ampliem seus conhecimentos, seus valores e sua curiosidade pelo mundo”.
“O apoio da Nestlé a projetos como o Conhecendo Arte está alinhado à responsabilidade da empresa em fomentar, divulgar e promover o acesso a produções artísticas diversas, especialmente as que propõem uma reflexão sobre a alimentação, e à nossa plataforma global de responsabilidade social corporativa denominada Criação de Valor Compartilhado”, explica João Dornellas, Vice-Presidente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da Nestlé.  De acordo com a companhia, este conceito fundamenta-se na premissa de que, para o sucesso dos negócios em longo prazo, tão importante quanto gerar valor para os acionistas é gerar valor para a sociedade em que a empresa está inserida.
Nestlé Conhecendo Arte é viabilizado com recursos privados obtidos por meio do Programa de Apoio à Cultura – PROAC, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Além disso, em Araras o projeto é realizado em parceria institucional das Secretarias Municipais de Educação e Cultura. A exposição seguirá depois para Cordeirópolis, São José do Rio pardo e São Bernardo Campo.

Sobre a curadora: Katia Canton
Docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo desde 1993, é PhD em Interdisciplinary Arts pela New York University, Tisch School of the Arts (Nova York, EUA) e mestre em Performance Studies, pela mesma Universidade, onde estudou entre 1987 e 1993. Em junho de 2002 tornou-se Livre-Docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Além da carreira acadêmica, Katia faz curadoria para exposições e projetos de arte, é escritora de livros infanto-juvenis, crítica de arte e colaboradora em diversos veículos de comunicação nacionais e internacionais, como Folha de São Paulo, Revista Bravo! e a revista norte-americana Artforum.

Sobre o artista local: Elisete Ribeiro
Nascida em São Paulo, Elisete Ribeiro foi recebida por São José do Rio Pardo – SP há 21 anos, onde vive até hoje. Formada em artes, atualmente ministra aulas de pintura pelo Departamento Municipal de Cultura da cidade.
Iniciou sua carreira artística pintando paisagens naturais e hoje investiga outros temas como o ser humano, arte sacra, natureza morta e floral. O realismo está presente na maioria de suas obras, acompanhado pelos detalhes que a luz e sombra proporcionam.
Participou em 2012 de concurso do Arroz Matheus, cujo tema foi “A influência da imigração italiana em São José do Rio Pardo, onde conquistou o 2º lugar com a obra “A arquitetura italiana em São José do Rio Pardo”.  
Elisete participa do Conhecendo Arte Nestlé com a pintura “Meios e partes”, que ganha destaque pelas cores vivas e contrastantes utilizadas em sua obra.
_________________

CPFL Energia abre inscrições para estágio

Os profissionais contratados pela CPFL Energia podem participar ativamente do planejamento estratégico da companhia

Nesta quinta-feira (20) a CPFL Energia encerra as inscrições para o programa de estágio 2012, que oferece 134 vagas para nível superior e 48 para nível técnico, nas cidades de Americana, Campinas, Indaiatuba, Itapira, Jaguariúna, Piracicaba, Ribeirão Preto, Mococa, Bauru, Itapetininga, Piraju, Santos, São José do Rio Pardo, São José Rio Preto e Sorocaba e, na região sul do País.

Podem participar do programa alunos do ensino superior ou técnico das áreas de Biológicas, Exatas e Humanas, com formação prevista entre dezembro de 2013 e dezembro de 2015.

A CPFL Energia oferecerá aos estagiários bolsa-auxílio e benefícios compatíveis com o mercado, para uma jornada de 18, 20, 24 ou 30 horas semanais (máximo de seis horas por dia).

Os profissionais contratados pela CPFL Energia podem participar ativamente do planejamento estratégico da companhia, além de cursar a Universidade Corporativa e integrar cursos em diversas áreas.

Serviço
Programa de estágio 2013 CPFL Energia
Inscrições: no site www.cpfl.com.br
Período de inscrições: de 20 de agosto a 20 de setembro 2012.
Locais das vagas: 182 vagas, nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
Fonte: Portal de Paulinia

CPFL abre inscrição para 182 vagas de estágio de nível técnico e superior

Oportunidades estão abertas nos estados de São Paulo e R. Grande do Sul. Candidatos precisam ser das áreas de Biológicas, Exatas e Humanas. 

A CPFL Energia está com inscrições abertas para 182 vagas de estágio. A companhia de distritubição de energia elétrica vai selecionar 134 candidatos de nível superior e 48 para nível técnico, nas cidades paulistas de Americana (SP), Bauru (SP), Campinas (SP), Indaiatuba (SP), Itapetininga (SP), Itapira (SP), Jaguariúna (SP), Mococa (SP), Piracicaba (SP), Piraju (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), São José do Rio Pardo (SP), São José Rio Preto (SP) e Sorocaba (SP), na região sul, nos municípios de Caxias do Sul (RS), Gravataí (RS) e Passo Fundo (RS).

Podem participar do programa alunos do ensino superior ou técnico das áreas de Biológicas, Exatas e Humanas, com formação prevista entre dezembro de 2013 e dezembro de 2015. A CPFL Energia oferecerá aos estagiários bolsa-auxílio e benefícios compatíveis com o mercado para uma jornada de 18, 20, 24 ou 30 horas semanais (máximo de seis horas por dia). Os candidatos devem se inscrever na página na internet da CPFL (www.cpfl.com.br).

Fonte:G1