Psicologia: Resgatando a auto estima



Thereza Giorgi
tc.giorgi@uol.com.br

A auto estima é a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. Uma pessoa com auto estima elevada é capaz de respeitar, confiar e gostar de si. A auto estima começa a se formar na infância. A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe, do pai ou de alguém muito importante. A auto estima está ligada diretamente a capacidade de realização de ideais, de caminhar sozinho confiando em seu senso de direção, ou seja, ter segurança para tomar suas decisões. Eu escrevi SUAS decisões! Para isto, não basta ler mensagens positivas, de elevação psíquica, se não houver uma mudança no psiquismo para o equilíbrio das condições de vida.

Todo esse processo começa no interior, ou seja, dentro de cada um de nós. É preciso haver uma elaboração e integração dos conteúdos emocionais, nem sempre é simples de conseguir isto sozinho, a ajuda de um bom psicoterapeuta é fundamental em alguns casos, facilitando assim resgatar o amor pela pessoa mais importante da sua vida: VOCÊ MESMO!

Se você não se gostar, como pode exigir ou desejar que o outro consiga gostar de você? Se você não acreditar que tudo pode, como pode querer convencer alguém de que você é capaz?

Auto estima elevada nos permite ficar mais à vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto; os sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem; há uma melhora na harmonia entre o que sente e o que diz, a necessidade de aprovação diminui, autoconfiança elevada, amor-próprio aumenta assim como a satisfação pessoal, maior desempenho profissional; relações interpessoais mais saudáveis e etc. Vale a pena, não?

Pense, reflita sobre o que você realmente quer e o que você realmente está conseguindo de você mesmo. Não é tão difícil assim chegar a uma conclusão, basta olhar a sua volta e perceber como as pessoas te tratam, assim será fácil descobrir como você próprio está se tratando.

O comportamento das pessoas em relação a você, reflete justamente o seu comportamento em relação a si próprio.

CUIDE-SE BEM, AME-SE, BUSQUE PRAZER NAS COISAS MAIS SIMPLES, SE PRESENTEIE, SE AUTO-VALORIZE...

E lembre-se sempre: a vida é maravilhosa nós que não sabemos aproveitar das maravilhas que ela nos oferece!

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro seus textos. Sempre me sinto melhor depois de ler.
Obrigada.
Beijos
Carla

Anônimo disse...

Que bom Carla!
Se quiser sugerir temas fique a vontade.
Beijo
Thereza