CAROL ORTIZ
cacal.ortiz@hotmail.com
O ex-marido da cantora Madonna está novamente na direção de outro filme. Depois do sucesso de Sobre Meninos e Lobos, chegou a vez de Na Natureza Selvagem, um longa que se baseia na história real de Christopher McCandles, o jovem americano de 22 anos que foi ao encontro de novas experiências, em busca do seu verdadeiro eu no Alasca.
Chris, após terminar a faculdade, sai em busca de suas próprias verdades assim que doa todos os bens que possui, abandonando a família, amigos e tudo mais.
Esse fato, que também se encontra narrado em livro (inclusive com publicação no Brasil), aconteceu em 1992 e o diretor conseguiu fazer disso uma obra sensível e romântica. Quem nunca se imaginou largando tudo que possui para viver simplesmente só com a natureza ao redor?
O filme é muito bonito e o protagonista Emile Hirsch dá um show de interpretação. A trilha sonora ficou por conta de Eddie Vedder (vocalista do Pearl Jam), que acompanhou de perto toda a narrativa e desenrolar das filmagens. Uma das cenas mais marcantes é o encontro de Chris com um veterano de guerra, Ron Franz (Hal Holbrook, que recebeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante). Durante seu percurso, a personagem vai conhecendo lugares e pessoas que também estão na estrada, sofrendo, aprendendo e ensinando com os novos amigos.
Mas, o que realmente faz o diferencial é o realismo (mesmo assim, ainda longe da obra original) da vida e do mundo. Não é tão simples viver sozinho, a mercê da natureza. Para isso, o diretor mostra abertamente o definhamento físico e talvez espiritual que Chris passa durante toda a sua saga e, apesar de tanta dor, é impossível não terminar a sessão com um espírito aventureiro tentando se libertar de nosso âmago profundo.
Filme sensacional!!!!
ResponderExcluirEstá na minha lista dos 10 mais da minha vida!
Embora eu seja suspeito para dizer isso, pois sou um cara muito afim de largar tudo e viver no mato.